Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas repudiam violência e pedem providências para o exercício da profissão

Jornalistas repudiam violência e pedem providências para o exercício da profissão


violenciasite

A direção do Sindicato dos jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) enviou ofício ao presidente do  Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxi de São Paulo, Antonio Raimundo Matias dos Santos, para que o mesmo tome providências sobre a agressão sofrida por parte de um taxista contra o fotógrafo Nando Mateus, durante uma cobertura jornalística no último  dia 29 de janeiro.

Em documento, o SJSP repudiou as agressões sofridas pelo repórter fotográfico Nando Mateus, quando cobria manifestação e depredação de carros de cor preta por taxistas, em 29 de janeiro passado, na avenida Brigadeiro Luiz Antônio. O repórter fotográfico, cumprindo o dever do jornalista de informar os fatos de interesse público, começou a fotografar a manifestação, quando “perseguiram-no e tentaram obrigá-lo a apagar as imagens”, como denunciou a Associação Brasileira dos Jornalistas Investigativos (Abraji).O repórter caiu e teve parte do equipamento danificado.

Em 9 de setembro de 2015, o SJSP já havia protestado contra as agressões sofridas por jornalistas de uma equipe de TV, que cobriam também manifestação de taxistas em frente à Câmara Municipal, que teve que se proteger no interior do prédio.Para a direção dos Jornalistas, as agressões são inaceitáveis, ainda mais quando partem de uma categoria profissional de trabalhadores, contra outros trabalhadores. “Os jornalistas estão exercendo legitimamente sua profissão, com a qual sustentam suas famílias, e favorecendo a ampla circulação de informações na nossa sociedade. Não será com essas atitudes, contrárias à divulgação dos fatos, que os taxistas de São Paulo conquistarão a simpatia da população para a sua causa, disse o presidente do SJSP, Paulo Zocchi.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo