Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas participam de encontro com artistas e intelectuais em defesa da democracia

Jornalistas participam de encontro com artistas e intelectuais em defesa da democracia


zocchi_dilma

Rose Nogueira, Audálio Dantas, Paulo Zocchi, Maria José Braga e José Carlos Torves prestam o apoio da categoria

Artistas e intelectuais contrários ao impeachment estiveram na manhã de quinta-feira (31), no Palácio do Planalto, para um ato em defesa do mandato da presidenta Dilma Rousseff e da democracia. Várias entidades sociais e sindicais que lutam pela democracia participaram do encontro. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo foi representando pelo presidente, Paulo Zocchi, que entregou à presidenta o Manifesto dos jornalistas em defesa da democracia e dos direitos sociais. O documento que já conta com milhares de assinaturas está disponível na página do Sindicato. Também prestaram o seu apoio o ex- presidente Audálio Dantas, a diretora Rose Nogueira (companheira de cela de Dilma durante o regime militar) que também entregou um manifesto à Dilma e Maria José Braga, vice presidente  da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas)  que contribuiu com o Manifesto dos jornalista em defesa da Democracia e da Liberdade de Imprensa.

torves

Entre os participantes, estiveram o jornalista e escritor Fernando Morais, os atores Antônio Pitanga, Osmar Prado e Sérgio Mamberti, o produtor cultural Pablo Capilé, idealizador do coletivo Fora do Eixo, e Antônio Carlos dos Santos, conhecido como Vovô do Ilê Ayê, a atriz Letícia Sabatella, a cineasta Anna Muylaert, a cantora Beth Carvalho e o escritor Raduan Nassar, entre outros artistas.

“Estou aqui hoje porque sou brasileiro. Não sou petista, mas acho que o que está em jogo aqui hoje é algo maior do que o PT, o Lula [ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva] e a Dilma Rousseff. Está em jogo a democracia, o risco de a gente ser submetido a um golpe de Estado. Impeachment sem crime de responsabilidade é golpe de Estado. E estou aqui também para defender um projeto de nação que tirou 40 milhões da pobreza, que levou luz para milhões de pessoas nas regiões mais pobres do Brasil. A elite brasileira e a direita brasileira não conseguem conviver com isso”, disse Fernando Morais, que subsescreveu o Manifesto dos Jornalistas.

Ao chegar para a cerimônia, o ator Antônio Pitanga defendeu o mandato da presidenta Dilma Rousseff e disse que a luta é pela cidadania e pela democracia no país. “Estou aqui pela cidadania, como pai, avô, defendendo a cidadania, a democracia, não quero que meus netos e netas presenciem o que eu presenciei quando eu era do movimento estudantil e fizemos todo um movimento contra a ditadura de 1964. Então, não dá para ver esse momento e ficar omisso. Estou aqui e estarei nos lugares mais longínquos deste país dizendo não ao golpe”, disse o ator.

zequinhaOs ministros da Cultura, Juca Ferreira, do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, e da Educação, Aloizio Mercadante, também participam do encontro.

O evento ocorre dias depois do ato dos juristas contra o impeachment no Planalto. O ato foi batizado pelos juristas de “Pela Legalidade e em Defesa da Democracia” e, dele, participaram também advogados, promotores e defensores públicos contrários ao processo de impeachment.

Hoje, a Frente Brasil Popular – composta por diversas entidades sindicais, movimentos sociais e partidos – faz, em todo o país, o Dia da Jornada Nacional pela Democracia. O grupo é contrário ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Em Brasília, o ato começa às 14h, com concentração no estacionamento do Estádio Mané Garrincha. Depois, às 18h, haverá marcha em direção ao Congresso Nacional. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve participar do ato, no início da noite, em frente ao Congresso Nacional.rose_nogueira

 

Ato político na Praça da Sé

À tarde a direção do SJSP fará parte da atividade organizada pela Frente Brasil e pela Frente Povo Sem Medo intitulado o Canto da Democracia. A atividade acontece na capital paulista, na Praça da Sé a partir das 16h.


 

Com informações da Agência Brasil. Foto 1: Paulo Zocchi entrega manifesto à Dilma. Foto 2: Fernando Morais (jornalista e escritor), Audálio Dantas (ex-presidente do SJSP) e José Carlos Torves (Fenaj). Foto 3: Maria José Braga, vice presidente  da FENAJ entrega manifesto à presidenta e Foto 4: Rose Nogueira (de vermelho) com Dilma.



veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo