Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas não credenciados pela Fifa poderão acessar entorno do Itaquerão

Jornalistas não credenciados pela Fifa poderão acessar entorno do Itaquerão


itaquero

 

Na tarde desta quarta-feira (11), o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella, atendeu as reivindicações da direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e autorizou o acesso de jornalistas não credenciados pela Fifa ao entorno da Arena Corinthians (Itaquerão). No entanto, este profissional deverá possuir um credenciamento emitido pelo Centro Aberto de Mídia da Prefeitura de São Paulo, que fica na av. São João, 281, no Vale do Anhangabaú. Não haverá credenciamento no estádio e a Fifa já encerrou o credenciamento.

Anteriormente, o jornalista não credenciado pela Fifa era impedido de acessar as imediações do Itaquerão em barreiras policiais armadas em um raio de 2 km do estádio. No Centro Aberto de Mídia, o profissional deverá portar credencial emitida pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) para obter seu credenciamento. 

Em sua decisão, o secretário de Segurança Pública notifica a entidade sindical de que “A demanda do Sindicato será atendida desde que o profissional tenha credencial da FIFA ou do Centro Aberto de Mídia. Essa posição foi tomada pelo Comitê Paulista e dela dei ciência às instâncias da Segurança na reunião do CESIR (Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional”.

Bomba

“Neste episódio o Sindicato se adiantou e desarmou uma bomba que poderia criar muito problema durante a cobertura dos jogos”, afirmou José Augusto Camargo (Guto), presidente da entidade.

O SJSP havia recebido denúncias de que a Polícia Militar somente iria permitir acesso de jornalistas no interior da área sob a administração da Fifa (o perímetro de até 2 km) somente aos jornalistas credenciados por eles. Para garantir que o profissional de impressa sem credencial Fifa pudesse chegar ao menos próximo ao estádio, para fazer matéria ambientes ou de comportamento, o Sindicato entrou em ação para garantir o direito dos jornalistas.

Ao mesmo tempo em que iniciou negociações com o Comitê de Segurança da Copa, formado pela Secretaria de Segurança, Polícia Federal e Exército, o Departamento Jurídico do SJSP chegou a recorreu à Justiça, através de um mandado de segurança coletiva contra o Comandante Geral da Polícia Militar e Comitê Paulista da Copa do Mundo da Fifa.

Na argumentação do Departamento Jurídico do SJSP, a restrição “viola o direito de ir e vir e o livre exercício de ofício e profissão, bem como a liberdade de imprensa a restrição no “Local Oficial de Competição”, em raio de 2 km da Arena Corinthians apenas para jornalistas credenciados pela FIFA ou pessoas portando ingresso”.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo