Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas fazem protestos na Campanha Salarial do Interior e Litoral

Jornalistas fazem protestos na Campanha Salarial do Interior e Litoral

sorocaba site

 

 

Devido à dificuldades de acordo com os patrões nas negociações da Campanha Salarial de Jornais e Revistas do Interior e Litoral, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) organizou uma série de manifestações com o intuito de pressionar o patronato e mobilizar a categoria para que haja uma proposta mais favorável aos trabalhadores.

As manifestações se iniciaram nesta terça-feira, na cidade de Sorocaba. José Antônio, diretor da Regional de Sorocaba, além de Fabiana Caramez (do Conselho de diretores), Adriane Mendes, Aldo Valério, Marcelo Antunes – todosa da direção local, Agildo Nogueira (diretor da Regional de Campinas), José Eduardo (Grande São Paulo) e Ivany Sessa (secretária de Relações Sindicais), uniram-se aos sindicalistas da CUT Sorocaba, do Sindicato dos Condutores e dos Rodoviários e organizaram o protesto em frente às redações dos principais jornais da cidade: Rede Bom Dia e Cruzeiro do Sul.

Na Rede Bom Dia, os diretores do SJSP conversaram com aos jornalistas, que aderiram ao ato e também com populares, esclarecendo os motivos do protesto e mostrando que ops patrões remuneram mal seus trabalhadores e se recusam a repassar os lucros. Em seguida, os dirigentes foram até o Jornal Cruzeiro do Sul, entraram na redação e falaram sobre a difícil Campanha Salarial enfrentada pela categoria.

Vale lembrar que a última contraproposta dos patrões foi recusada pelos trabalhadores e agora a direção do SJSP prossegue em negociação com o patronato, que somente obterá êxito com a participação dos jornalistas. A proposta reprovada propunha os seguintes itens: reposição da inflação mais apenas 0,94% de aumento real para os pisos, reajuste de 5% para salários acima do piso (aumento real de 0,13%), vale-refeição de apenas R$ 7,50, PLR de R$ 800,00 paga em duas vezes (abril e outubro), mesmo índice de reajuste para convênio médico, auxílio funeral e auxílio berçário ou creche.

As manifestações continuam. No dia 10, ela acontecem no jornal O Liberal, às 13h, e depois no jornal Todo Dia, às 13h30 na cidade de Americana. Em seguida, às 15h30, será a vez da RAC, em Campinas. Amanhã, dia 11, a semana de manifestações será encerrada em Santos, às 15h30, em frente ao jornal A Tribuna.

 

Foto: Diretores na manifestação em frente ao jornal Cruzeiro do Sul, em Sorocaba – Bárbara Barbosa


veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo