Grupo assume a função de analisar importantes paradigmas da profissão pelos próximos três anos
O Auditório Vladimir Herzog foi palco da eleição da nova Comissão de Ética do do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), na última quarta-feira (13). A Comissão tem como missão divulgar e zelar pelo cumprimento do Código de Ética dos jornalistas, além de atuar como órgão consultivo interno, analisando casos onde haja conflitos ligados ao exercício da profissão e os valores a serem protegidos.
Antes da eleição, o presidente da entidade, Paulo Zocchi, abriu a assembleia e destacou os artigos 72, 73,74 e 75 do Estatuto do Sindicato que abordam justamente o papel pertinente à Comissão de Ética. Em seguida, a diretora Denise Fon discorreu sobre o histórico da Comissão e sua importância, desde sua instituição em meados da década de 1970. A jornalista destacou também a inclusão na Comissão de representantes de entidades da sociedade civil, junto com os jornalistas, e ressaltou a independência do órgão.
Eleita por aclamação, a única chapa concorrente assume agora a Comissão de Ética formada pelos jornalistas Denise Fon, Flávio Tiné, Roland Marinho Sierra, João Luiz Marques e Franklin Valverd, ao lado de representantes das entidades da sociedade civil – Fernando Jorge (União Brasileira de Escritores), Rodrigo Sérvulo (Coletivo dos Advogados pela Democracia), Antonio Funari Filho (Comissão Justiça e Paz), Lúcio França (OAB São Paulo), além do suplente Mário Marcovitch, presidente do Conseg.