Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas e radialistas entram em greve na EBC em protesto ao reajuste zero e à retirada de direitos

Jornalistas e radialistas entram em greve na EBC em protesto ao reajuste zero e à retirada de direitos


Categorias cruzaram os braços nesta terça-feira (14) nas praças de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Maranhão

Os jornalistas e radialistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) entraram em greve nesta terça-feira (14) nas praças de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Maranhão. Os trabalhadores e trabalhadoras estão em Campanha Salarial e a greve é um protesto contra a proposta da direção da EBC para reajuste zero nos salários e em outros itens econômicos.

Além de se recusar a reajustar os salários e benefícios como a Ajuda Alimentação, Auxílio às Pessoas com Deficiência, Auxílio Creche e o Seguro de Vida em Grupo, a direção da empresa também quer retirar um conjunto de direitos do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), entre os quais o Vale Cultura, os vales cesta alimentação nos meses de junho e dezembro e até o fim do quinquênio para quem entrar a partir de agora na EBC.

Com data base em 1º de novembro, os jornalistas e radialistas lutam por um reajuste de 4% para reposição da inflação do período e de perdas acumuladas nos últimos dois anos. Contudo, as categorias enfrentam o processo de desmonte da EBC pelo governo golpista de Michel Temer (PMDB) que não só afetou o caráter público da empresa de comunicação, como também tem precarizado as condições de trabalho com o risco de terceirizações, com aumento dos casos de assédio e censura interna.

Após sete rodadas de negociação da Campanha Salarial 2017-2018, a direção da EBC segue intransigente e, por isso, em assembleia realizada nacionalmente no último dia 10 de novembro, a greve foi o caminho deliberado pelos profissionais para reagir à postura da empresa.

Escrito por: Redação – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Foto: Priscilla Chandretti/SJSP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo