Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas e radialistas decidem continuar greve na EBC

Jornalistas e radialistas decidem continuar greve na EBC


Em mais uma atitude truculenta, direção da Empresa Brasil de Comunicação suspendeu as negociações da Campanha Salarial 2017-2018

Em assembleia nacional na tarde da sexta-feira (17), os jornalistas e radialistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) decidiram pela continuidade da greve iniciada na terça-feira (14) nas praças de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Maranhão. Frente à truculência da direção da empresa que, após oito rodadas da Campanha Salarial, comunicou às categorias que não aceita continuar a negociação, manter o movimento grevista foi o caminho deliberado pelos profissionais na luta por direitos.

A postura intransigente da direção da EBC marca as negociações desde o início da Campanha Salarial 2017-2018. As únicas propostas dos representantes da empresa até o momento são reajuste zero para salários e benefícios, além de uma ampla retirada de vários direitos garantidos em Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Como se não bastasse o congelamento salarial e de benefícios, como a Ajuda Alimentação, o Auxílio Creche e o Auxílio às Pessoas com Deficiência, a direção da empresa quer excluir do ACT direitos conquistados ao longo de anos pelas categorias, entre os quais o Vale Cultura, o Vale Cesta Alimentação (pago somente nos meses de dezembro e junho) e, inclusive, o quinquênio para quem ingressar na EBC a partir de agora.

As categorias querem a manutenção de todos os direitos do Acordo Coletivo mais um reajuste de 4% para reposição da inflação do período e de perdas sofridas nos últimos dois anos. A data base é em 1º de novembro.

Mobilização 

Desde o início da greve, o piquete de jornalistas e radialistas começa às 7h, com assembleias diariamente às 13h e uma programação de debates e protestos em frente às praças da EBC.

Nesta terça-feira (21), a partir das 13h, ocorre o ato em defesa da EBC e em solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras, em frente à praça da empresa em São Paulo, na Av. Mofarrej nº 1.200, Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista. A mobilização tem a participação de organizações do movimento sindical, de movimentos sociais, de entidades e personalidades engajadas pelo direito à comunicação. 

Leia também:
Ato em defesa dos trabalhadores da EBC é na terça-feira (21)
Direção da EBC segue intransigente e trabalhadores mantêm greve
Jornalistas e radialistas da EBC continuam em greve contra reajuste zero e por manutenção de direitos
CUT São Paulo se solidariza com trabalhadores da EBC em greve

Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Foto: Cadu Bazilevski/SJSP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo