Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas e radialistas da EBC estão em greve nacional

Jornalistas e radialistas da EBC estão em greve nacional


ebc2

 

A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) participou na tarde desta quinta-feira (07) da organização da greve dos jornalistas e radialistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), aprovada em assembleia realizada na última terça-feira para começar nesta tarde.

Os trabalhadores da EBC rejeitaram a proposta apresentada pela empresa de reajuste de 5,86% nos salários mais aumento real de 1%, dividido em duas vezes: 0,5% em 2013 e 0,5% em novembro de 2014. A paralisação é nacional e o movimento deve ser avalidado em nova assembleia que acontece nesta sexta-feira (08), às 13h, em todo o país.

Na cidade de São Paulo, onde boa parte dos trabalhadores aderiu à greve, o presidente do SJSP, José Augusto Camargo (Guto), disse, em pronunciamento na porta da empresa, na Vila Leopoldina, que a paralisação é importante para nortear greves com dimensões continentais como a EBC.

“Diversas empresas de Rádio e TV, além da empresa estatal, estão presentes em todo o território nacional. Esta greve ajuda a construir uma identidade nacional junto aos jornalistas e radialistas de todo o país”, destacou.

Segundo Paulo Zocchi, secretário do Departamento Jurídico do SJSP e dirigente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que acompanha o movimento dos trabalhadores da EBC em São Paulo, as ameaças feitas pela empresa através de comunicado distribuído na tarde da última quarta-feira só contribuiu para a aprovação da greve nacional.

“No comunicado, a empresa considerou ilegítimo o modo como foi deflagrada e anunciada a greve e que adotaria as medidas administrativas e legais cabíveis para garantir o direito ao trabalho. Não é uma boa maneira de negociar com os trabalhadores”, afirmou.

Além de Guto e Zocchi, o SJSP esteve representado por Raul Varassin (conselheiro fiscal) e Raphael Maia (coordenador do Jurídico do Sindicato).

A EBC é responsável pelo funcionamento da Agência Brasil, do Portal EBC, de oito emissoras de rádio AM/FM/OM (Nacional e MEC), da Radioagência Nacional, da TV Brasil e da TV Brasil Internacional.

A EBC opera ainda, por contrato com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o canal de TV NBR, o programa de rádio A Voz do Brasil, dentre outros. A empresa tem 2.151 mil trabalhadores em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Tabatinga (AM) e Maranhão.

 

Legenda: Manifestação durante a greve da EBC em São Paulo

Foto: Sindicato dos Radialistas de SP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo