Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas e radialistas da EBC entram em greve nesta quinta-feira

Jornalistas e radialistas da EBC entram em greve nesta quinta-feira


 

EBC

Cerca de 600 jornalistas e radialistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)  em assembleia geral realizada simultaneamente em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e São Luís nesta terça-feira (5/11), decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado a partir das 16 horas, de quinta-feira (7/11). 

Em campanha salarial, jornalistas e radialistas rejeitaram a proposta da direção da EBC, apresentada no dia 24 de outubro, prevendo reajuste salarial pelo IPCA, aumento real de 0,5% em 2013, 0,5% em 2014 e retirada de direitos contidos no acordo coletivo anterior.

Segundo Paulo Zocchi, secretário do Departamento Jurídico do SJSP e dirigente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), e que acompanha o movimento dos trabalhadores da EBC em São Paulo, há uma postura de intransigência por parte da empresa que contribuiu para a decretação da greve.

“A retirada de 10 pontos do Acordo Coletivo e a punição aos trabalhadores fortaleceu a decisão pela paralisação”, diz ele. De acordo, com Zocchi, a assembleia recusou a proposta da empresa, aprovou uma contraproposta e encaminhará uma carta aberta ao governo federal. (veja abaixo)

José Carlos Torves, que representou a FENAJ na assembleia realizada em Brasília, conta que o processo foi amplamente representativo e democrático. “Foi a maior assembleia da história da EBC. Houve uma proposta de paralisação por tempo determinado, mas a proposta de greve foi vencedora por grande margem de votos e alto grau de unidade entre os trabalhadores”, conta.

Com cerca de dois mil funcionários, a empresa é responsável pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Portal EBC, Radioagência Nacional, além de oito emissoras de rádio, como as Rádios Nacional do Rio de Janeiro e de Brasília e as Rádios MEC AM e FM. Opera serviços como o canal de televisão NBr e o programa de rádio “Voz do Brasil”.

 

Veja a ata e a carta da assembleia


Foto: André Freire

Paulo Zocchi, de barba, ao centro, na assembleia da EBC

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo