Empresa descumpria jornada e obrigava os profissionais trabalharem aos sábados
Ação trabalhista coletiva promovida pelo Departamento Jurídico do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo vai render aos jornalistas dos Correios um montante de aproximadamente 1,5 milhão de reais a título de indenização por extrapolarem suas jornadas de trabalho a mando da empresa.
Em meados de 2012, o SJSP ajuizou uma ação contra os Correios para que seus jornalistas trabalhassem 5 horas diárias e não 8 horas diárias como eram obrigados a realizar.
Após decisão favorável aos trabalhadores, estes tiveram suas jornadas reduzidas para 5 horas, porém como forma de retaliação, os Correios obrigaram os jornalistas a trabalhar aos sábados, mesmo não havendo expediente na empresa. Diante desta situação o Sindicato ajuizou nova ação, desta vez em 2014.
Para a dirigente do SJSP, Michele Barros, diretora de base dos Correios, essa é mais uma conquista da categoria que em nenhum momento deixou de mobilizar e apoiar as ações do sindicato.
O diretor Jurídico do SJSP, Vitor Ribeiro, destaca a importância da entidade nas ações trabalhistas e do fortalecimento do sindicato. “Quando recebemos uma queixa seja ela individual ou coletiva, damos todo o suporte jurídico para garantir o direito do jornalista, além da nossa ação sindical junto às empresas. Por isso é importante que a nossa categoria tenha consciência da necessidade de fortalecer nosso sindicato”.