Com uma redação de cerca de 50 profissionais, o site IG vem praticando uma série de irregularidades com seus e suas jornalistas. A começar pela ausência de vínculo empregatício: nos últimos anos, a redação foi completamente “pejotizada” e não há mais nenhum(a) jornalista que trabalhe em regime CLT, o que configura evidente fraude trabalhista (afinal, apesar da Reforma Trabalhista de 2017, a pejotização não está prevista na lei). Mas os próprios contratos de “PJ” estão sendo descumpridos: embora previsto neles, há anos não acontece o reajuste anual para corrigir a inflação.
Para piorar, a redação enfrenta salários atrasados. Os problemas nos pagamentos já ocorriam nos últimos anos, de acordo com relatos de profissionais da empresa, mas nunca se chegara a uma situação como essa. Considerado um dos maiores portais da internet brasileira, o IG não honra com os salários de seus trabalhadores e trabalhadoras há dois meses!
Diante dessa insustentável situação, nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, os profissionais do IG realizaram assembleia convocada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP). Durante a reunião, os/as jornalistas informaram ter recebido, nesse mesmo dia, os pagamentos dos salários atrasados de dezembro de 2023. Mas nada dos vencimentos de janeiro!
Com isso, foi aprovado em votação que a categoria paralisará o trabalho a partir do dia 1º de março, caso os pagamentos referentes a janeiro de 2024 não sejam quitados até o dia 29 de fevereiro.
A assembleia de jornalistas do IG de 21/2 também aprovou que, eventualmente, novas assembleias serão convocadas nos próximos dias caso haja novos desdobramentos nessa questão, mantendo uma permanente mobilização.
No cenário atual de precarização, demissões e piora nas relações de trabalho, não resta outra alternativa às e aos jornalistas do que se unirem ao seu Sindicato e lutarem coletivamente por seus direitos. Toda a solidariedade aos jornalistas do IG e estaremos juntas e juntos nessa luta!
SINDICALIZE-SE!
Pela legítima defesa de nossa categoria, pela sustentação do nosso Sindicato, pela luta das e dos jornalistas do estado de São Paulo!