Jornalistas do jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, começam a receber pagamentos reajustados, por meio do acordo coletivo entre o Sindicato dos Jornalistas (SJSP) e a empresa. O acordo tem vigência para o período de 1º de junho de 2022 a 31 de maio de 2023 e incorpora todas as cláusulas econômicas e sociais da última Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do segmento de jornais e revistas do interior, litoral e Grande SP.
Os salários foram reajustados em 7% a partir de 1º de junho de 2022, data-base da categoria. O mesmo índice foi aplicado nas demais cláusulas econômicas, com exceção da PLR, que tem previsão de pagamento até 30 de julho.
Jornalistas também receberão retroativo, em forma de abono, referente à data-base de 2022, em quatro parcelas. A participação numerosa da categoria nas assembleias realizadas melhorou as condições de pagamento.
Firmes na luta pela CCT!
O acordo coletivo com o Diário da Região é uma medida emergencial impulsionada pelo SJSP, diante da falta de negociação da CCT de data-base de 2022 com o sindicato patronal (SindJori).
A intransigência do SindJori persiste e duas datas-base se acumulam. A pauta de reivindicações da data-base de 1º junho de 2023 foi entregue há cerca de quatro meses e, até agora, apesar de vários pedidos de mesa feitos pelo SJSP, não houve resposta.
Qualquer empresa tem prerrogativa de conceder antecipação de reajuste enquanto a CCT não é negociada. Vale ressaltar que, na pauta de reivindicações da data base de 2023, que o Sindicato dos Jornalistas entregou ao SindJori, há uma proposta para que as empresas que reajustaram salários no período entre 1º de junho de 2022 a 31 de maio de 2023 tenham o índice de reajuste pago abatido do percentual firmado na presente Convenção Coletiva de Trabalho.
O SJSP segue firme na luta pela CCT, por direitos e dignidade da categoria!