Jornalistas do jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, têm assembleia virtual marcada para quinta-feira (9), às 16h, para discutir contraproposta da empresa para acordo coletivo referente ao pleito apresentado pelo Sindicato dos Jornalistas (SJSP) em dezembro.
No final de 2022, quando se completavam seis meses da data-base da campanha salarial de jornais e revistas do interior, litoral e Grande São Paulo, o SJSP entrou em contato com várias empresas do segmento para reivindicar a antecipação do reajuste salarial enquanto não se iniciam as negociações para a Convenção Coletiva, de Trabalho (CCT), por intransigência do sindicato patronal (SindJori).
A pauta enviada a essas empresas em dezembro era:
1) reajuste de 11,9%, a título de adiantamento, no reajuste salarial dos jornalistas, assim como nas cláusulas econômicas da CCT;
2) garantia da manutenção das cláusulas previstas na CCT 2021-2022, para que os direitos básicos dos jornalistas se mantenham enquanto a presente CCT é negociada.
No dia 1º de fevereiro, o presidente do SJSP, Thiago Tanji, e a secretária do Interior, Solange Santana, se reuniram com representantes do Cruzeiro do Sul para iniciar negociações.
Na segunda-feira (6), a empresa enviou uma contraproposta, que será discutida na assembleia de quinta-feira. “É importante a presença do máximo de colegas para fazermos uma boa discussão e obtermos conquistas”, orienta Pedro Courbassuer, diretor da Regional Sorocaba do SJSP.
A assembleia será pelo Google Meet. O link será enviado no grupo de WhatsApp da redação com o Sindicato.