Com data-base em 1º de junho, a campanha salarial de jornais e revistas do interior, litoral e Grande SP terá sua primeira rodada de negociações com o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de São Paulo (SindJori) na terça-feira (24).
Jornalistas que trabalham em podem ser chamadas(os) para assembleia nos próximos dias. Regionais do Sindicato dos Jornalistas organizam visitas às redações para intensificar essa convocação e falar sobre a campanha.
A pauta da categoria, recebida pelo patronal no dia 3 de abril, inclui demandas que não são de hoje, como de acúmulo de função, teletrabalho e assédio moral e sexual.
Leia a pauta de reinvindicações
Nos pontos econômicos, as reivindicações são:
- reposição da inflação registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período de 1º/06/2024 a 31/05/2025
- reposição de perdas de correspondente ao período entre 1º/06/2021 a 31/05/2024, calculado em 5,53%, de forma retroativa
- 4% em pisos, salários, abono de PLR, auxílio creche, auxílio funeral e convênio médico
- 15% nos vales alimentação e refeição, devido à relevância do aumento de preços dos alimentos nos últimos meses na composição dos índices de inflação, além dos baixíssimos valores atuais (R$ 320,73 e R$ 15,18).
A categoria deve se preparar para estar unida por aumento salarial e direitos!