Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Nos dias 24, 25 e 26 de maio, seminário discutirá os desafios do Governo Lula

Evento acontecerá também pelas plataformas digitais, veja como assistir abaixo;
Redação - SJSP

Nos dias 24, 25 e 25 de maio, acontecerá o Seminário 100+50: Desafios do Governo Lula.

Depois de quatro anos de desmonte e obscurantismo, assume o governo Lula com o desafio de deflagrar o processo de Reconstrução Nacional como transição para a implementação do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. Neste seminário, promovido por 15 entidades e que reúne alguns dos mais destacados economistas brasileiros, vamos analisar este processo e debater os desafios que se apresentam ao atual governo.

A construção deste seminário, que reúne principalmente fundações que assessoram os partidos políticos e entidades sindicais e estudantis, resulta de um processo de construção coletivo e unitário de forças políticas e sociais comprometidas com a retomada do desenvolvimento do país.

O evento terá 5 principais eixos temáticos: 
1. O DESMONTE
2. OS PRIMEIROS DIAS
3. O ARCABOUÇO FISCAL
4. A RECONSTRUÇÃO NACIONAL
5. A RETOMADA DO DESENVOLVIMENTO
 
Além disso, diversos convidados de peso, que são autoridades no assunto, estarão presentes para debatermos juntos. 

Você poderá participar tanto de forma presencial, como online.

Confira a programação:

Dia 24 – Mesa 1 | O desmonte de Bolsonaro e os primeiros dias do governo Lula.
(Às 19h no Sindicato dos Jornalistas – Rua Rego Freitas, 530)
Link de transmissão: youtube.com/@sindicatodosjornalistaspro3807

Dia 25 – Mesa 2 | O arcabouço fiscal e a política de reconstrução nacional do governo Lula
(Às 19h na sede da UMES – Rua Ruy Barbosa 323)
Link de transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=22Xo_6oZ16c

Dia 26 – Mesa 3 | A reconstrução nacional e o novo projeto nacional de desenvolvimento
(Às 19h, no Sindicato dos Engenheiros – Rua Genebra, 25)
Link de transmissão: https://www.youtube.com/live/GEyCFIAE-cM?feature=share

Confira a programação:
 

II – PALESTRANTES

II.1 – MESA I: O DESMONTE DE BOLSOLNARO E OS PRIMEIROS DIAS DO GOVERNO LULA. COORDENADOR: NURIAN SEGATO – DIETOR DA FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS.

  1. ALOIZIO MERCADANTE (abertura)

Graduado em Economia pela USP, mestrado em Ciência Econômica e doutorado em Teoria Econômica pela UNICAMP. Professor licenciado da PUC-SP e da UNICAMP, foi deputado federal e Senador da República, quando exerceu a função de Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e do Parlamento do Mercosul. Foi Ministro da Ciência, Tecnologia, da Educação e Chefe da Casa Civil. Dentre as obras publicadas destaca-se “O Brasil pós-real: a política econômica em debate”. Foi presidente da Fundação Perseu Abramo e, atualmente, é presidente do BNDES.

  1. GUILHERME SANTOS MELLO

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Programa de Pós-Graduação em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. É professor do Instituto de Economia da UNICAMP, onde foi coordenador do programa de pós-graduação em desenvolvimento econômico. Atualmente, ocupa o cargo de Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda(

  1. ADILSON ARAÚJO

Presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), é dirigente do Sindicato dos Bancários da Bahia, tendo sido presidente do Conselho Estadual de Trabalho, Renda e Esportes do estado. Representando a bancada dos trabalhadores, atuou no Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico da Bahia e no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo federal.

  1. ROSA MARIA MARQUES

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado pela Fundação Getúlio Vargas. Fez pós-doutorado na Faculte de Sciences Economiques da Université Pierre Mendes France de Grenoble e na Universidad de Buenos Aires. Atualmente, é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política e integrante da Comissão de Orçamento e Finanças do Conselho Nacional de Saúde. Foi presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES).

II 2 – MESA II: O ARCABOUÇO FISCAL E A POLÍTICA DE RECONSTRUÇÃO NACIONAL DO GOVERNO LULA. COORDENADOR: NILSON ARAÚJO DE SOUZA – PRESIDENTE DO SINDICATO DOS ESCRITORES

  1. LUIZ GONZAGA DE MELLO BELLUZO

Autor de extensa obra, doutorou-se em Economia pela Universidade Estadual de Campinas, onde se tornou professor-titular. Foi secretário de Política Econômica e chefe da Secretaria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Em 2001, foi incluído no Biographical Dictionary of Dissenting Economists entre os 100 maiores economistas heterodoxos do século XX. Recebeu o Prêmio Intelectual do Ano de 2005 concedido pela UBE. Foi presidente do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação. Fez parte do conselho deliberativo do Centro Internacional Celso Furtado

  1. MOACYR ROBERTO TESCH AUERSVALD

Presidente nacional da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), foi presidente da Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado do Paraná e da Confederação Nacional da categoria (Contratuh), e ministro classista representante dos Empregados do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

  1. LUCCA GIDRA OYAGWA

Presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES), foi o mais votado para o conselho de juventude do Estado de São Paulo. É uma das principais lideranças jovens do país, tendo se colocado à frente na luta pelo Fora Bolsonaro e agora pela Revogação da Reforma do Ensino Médio

  1. NELSON MARCONI

Graduado em economia pela PUC-SP e mestre e doutor em economia pela FGV-SP. É professor adjunto dos cursos de graduação, mestrado e doutorado acadêmico e mestrado profissional em Administração Pública e Governo, na FGV-SP.  Foi pesquisador visitante no Center for International Development da Kennedy School of Government na Universidade de Harvard. Também realizou doutorado sanduíche no MIT. É Coordenador do Fórum de Economia da FGV e do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo, vinculado à EAESP-FGV e colaborador externo da OIT. Foi coordenador do programa de governo de Ciro Gomes

II. 3 – MESA III: A RECONSTRUÇÃO NACIONAL E O NOVO PROJETO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO. COORDENADOR: PAULO MASSOCA –  COORDENADOR DA ENGENHARIA PELA DEMOCRACIA)

  1. MARIA LUCIA FATORELLI

Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, membro titular da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB. Graduada em Ciências Contábeis e Administração, especialização em Administração Tributária, foi auditora-fiscal do Ministério da Fazenda.  Atuou como membro da Comissão de Auditoria da Dívida do Equador e da Comissão de Auditoria da Dívida da Grécia. Assessorou a CPI da Dívida Pública na Câmara dos Deputados do Brasil. Membro temporário do Expert Group da UNCTAD/ONU. Vários livros e artigos publicados no Brasil e exterior.

  1. ALEXANDRE NAVARRO

Graduado em Administração de Empresas, especialista em Gestão Pública e em Processo Legislativo e Relações Executivo/Legislativo, pós-graduado em Direito Legislativo e mestre em Estudos Comarados. Atualmente, é Vice-Presidente da Fundação João Mangabeira, diretor-geral da Faculdade Miguel Arraes e membro da Câmara de Mediação e Arbitragem da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Foi secretário nacional e ministro interino do Ministério de Ciência e Tecnologia.

  1. ALLEN HABERT

Engenheiro de produção e mestre pela EPUSP. Foi membro do Conselho Universitário da Unicamp, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, diretor da Federação Nacional dos Engenheiros e do DIEESE. Foi coordenador do projeto Cresce Brasil +Engenharia+Desenvolvimento e do projeto Brasil 2022. Atual diretor de articulação nacional da CNTU-Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários e do movimento Engenharia pela Democracia.

  1. NILSON ARAÚJO DE SOUZA (balanço final)

Economista, fez mestrado em Economia na UFRGS, doutorado em Economia na Universidad Naconal Autónoma de México e pós-doutorado em Economia na USP. Professor aposentado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, foi um dos fundadores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), de onde é professor voluntário. Autor de vários livros, artigos e ensaios sobre Economia Brasileira, Latino-Americana e Mundial, ocupa a função de diretor da Fundação Maurício Grabois e de titular da Cátedra Claudio Campos dessa Fundação. 

III – ENTIDADES PROMOTORAS

  1. SINDICATO DOS ESCRITORES NO ESTADO DE SÃO PAULO
  2. SINDICATO DOS JORNALISTAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
  3. SINDICATO DOS ENGENHEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO
  4. FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS
  5. ENGENHARIA PELA DEMOCRACIA
  6. FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
  7. FUNDAÇÃO MAURÍCIO GRABOIS/CÁTEDRA CAUDIO CAMPOS
  8. FUNDAÇÃO JOÃO MANGABEIRA
  9. FUNDAÇÃO LEONEL BRIZOLA/ALBERTO PASQUALINI
  10. INSTITUTO CLAUDIO CAMPOS 
  11. 11.UMES
  12. Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB
  13.  Nova Central Sindical dos Trabalhadores – NCST
  14. CNTU-Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo