Nos dias 24, 25 e 25 de maio, acontecerá o Seminário 100+50: Desafios do Governo Lula.
Depois de quatro anos de desmonte e obscurantismo, assume o governo Lula com o desafio de deflagrar o processo de Reconstrução Nacional como transição para a implementação do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. Neste seminário, promovido por 15 entidades e que reúne alguns dos mais destacados economistas brasileiros, vamos analisar este processo e debater os desafios que se apresentam ao atual governo.
A construção deste seminário, que reúne principalmente fundações que assessoram os partidos políticos e entidades sindicais e estudantis, resulta de um processo de construção coletivo e unitário de forças políticas e sociais comprometidas com a retomada do desenvolvimento do país.
O evento terá 5 principais eixos temáticos:
1. O DESMONTE
2. OS PRIMEIROS DIAS
3. O ARCABOUÇO FISCAL
4. A RECONSTRUÇÃO NACIONAL
5. A RETOMADA DO DESENVOLVIMENTO
Além disso, diversos convidados de peso, que são autoridades no assunto, estarão presentes para debatermos juntos.
Você poderá participar tanto de forma presencial, como online.
Confira a programação:
Dia 24 – Mesa 1 | O desmonte de Bolsonaro e os primeiros dias do governo Lula.
(Às 19h no Sindicato dos Jornalistas – Rua Rego Freitas, 530)
Link de transmissão: youtube.com/@sindicatodosjornalistaspro3807
Dia 25 – Mesa 2 | O arcabouço fiscal e a política de reconstrução nacional do governo Lula
(Às 19h na sede da UMES – Rua Ruy Barbosa 323)
Link de transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=22Xo_6oZ16c
Dia 26 – Mesa 3 | A reconstrução nacional e o novo projeto nacional de desenvolvimento
(Às 19h, no Sindicato dos Engenheiros – Rua Genebra, 25)
Link de transmissão: https://www.youtube.com/live/GEyCFIAE-cM?feature=share
Confira a programação:
II – PALESTRANTES
II.1 – MESA I: O DESMONTE DE BOLSOLNARO E OS PRIMEIROS DIAS DO GOVERNO LULA. COORDENADOR: NURIAN SEGATO – DIETOR DA FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS.
- ALOIZIO MERCADANTE (abertura)
Graduado em Economia pela USP, mestrado em Ciência Econômica e doutorado em Teoria Econômica pela UNICAMP. Professor licenciado da PUC-SP e da UNICAMP, foi deputado federal e Senador da República, quando exerceu a função de Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e do Parlamento do Mercosul. Foi Ministro da Ciência, Tecnologia, da Educação e Chefe da Casa Civil. Dentre as obras publicadas destaca-se “O Brasil pós-real: a política econômica em debate”. Foi presidente da Fundação Perseu Abramo e, atualmente, é presidente do BNDES.
- GUILHERME SANTOS MELLO
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Programa de Pós-Graduação em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. É professor do Instituto de Economia da UNICAMP, onde foi coordenador do programa de pós-graduação em desenvolvimento econômico. Atualmente, ocupa o cargo de Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda(
- ADILSON ARAÚJO
Presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), é dirigente do Sindicato dos Bancários da Bahia, tendo sido presidente do Conselho Estadual de Trabalho, Renda e Esportes do estado. Representando a bancada dos trabalhadores, atuou no Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico da Bahia e no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo federal.
- ROSA MARIA MARQUES
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado pela Fundação Getúlio Vargas. Fez pós-doutorado na Faculte de Sciences Economiques da Université Pierre Mendes France de Grenoble e na Universidad de Buenos Aires. Atualmente, é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política e integrante da Comissão de Orçamento e Finanças do Conselho Nacional de Saúde. Foi presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES).
II 2 – MESA II: O ARCABOUÇO FISCAL E A POLÍTICA DE RECONSTRUÇÃO NACIONAL DO GOVERNO LULA. COORDENADOR: NILSON ARAÚJO DE SOUZA – PRESIDENTE DO SINDICATO DOS ESCRITORES
- LUIZ GONZAGA DE MELLO BELLUZO
Autor de extensa obra, doutorou-se em Economia pela Universidade Estadual de Campinas, onde se tornou professor-titular. Foi secretário de Política Econômica e chefe da Secretaria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Em 2001, foi incluído no Biographical Dictionary of Dissenting Economists entre os 100 maiores economistas heterodoxos do século XX. Recebeu o Prêmio Intelectual do Ano de 2005 concedido pela UBE. Foi presidente do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação. Fez parte do conselho deliberativo do Centro Internacional Celso Furtado
- MOACYR ROBERTO TESCH AUERSVALD
Presidente nacional da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), foi presidente da Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado do Paraná e da Confederação Nacional da categoria (Contratuh), e ministro classista representante dos Empregados do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
- LUCCA GIDRA OYAGWA
Presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES), foi o mais votado para o conselho de juventude do Estado de São Paulo. É uma das principais lideranças jovens do país, tendo se colocado à frente na luta pelo Fora Bolsonaro e agora pela Revogação da Reforma do Ensino Médio
- NELSON MARCONI
Graduado em economia pela PUC-SP e mestre e doutor em economia pela FGV-SP. É professor adjunto dos cursos de graduação, mestrado e doutorado acadêmico e mestrado profissional em Administração Pública e Governo, na FGV-SP. Foi pesquisador visitante no Center for International Development da Kennedy School of Government na Universidade de Harvard. Também realizou doutorado sanduíche no MIT. É Coordenador do Fórum de Economia da FGV e do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo, vinculado à EAESP-FGV e colaborador externo da OIT. Foi coordenador do programa de governo de Ciro Gomes
II. 3 – MESA III: A RECONSTRUÇÃO NACIONAL E O NOVO PROJETO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO. COORDENADOR: PAULO MASSOCA – COORDENADOR DA ENGENHARIA PELA DEMOCRACIA)
- MARIA LUCIA FATORELLI
Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, membro titular da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB. Graduada em Ciências Contábeis e Administração, especialização em Administração Tributária, foi auditora-fiscal do Ministério da Fazenda. Atuou como membro da Comissão de Auditoria da Dívida do Equador e da Comissão de Auditoria da Dívida da Grécia. Assessorou a CPI da Dívida Pública na Câmara dos Deputados do Brasil. Membro temporário do Expert Group da UNCTAD/ONU. Vários livros e artigos publicados no Brasil e exterior.
- ALEXANDRE NAVARRO
Graduado em Administração de Empresas, especialista em Gestão Pública e em Processo Legislativo e Relações Executivo/Legislativo, pós-graduado em Direito Legislativo e mestre em Estudos Comarados. Atualmente, é Vice-Presidente da Fundação João Mangabeira, diretor-geral da Faculdade Miguel Arraes e membro da Câmara de Mediação e Arbitragem da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Foi secretário nacional e ministro interino do Ministério de Ciência e Tecnologia.
- ALLEN HABERT
Engenheiro de produção e mestre pela EPUSP. Foi membro do Conselho Universitário da Unicamp, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, diretor da Federação Nacional dos Engenheiros e do DIEESE. Foi coordenador do projeto Cresce Brasil +Engenharia+Desenvolvimento e do projeto Brasil 2022. Atual diretor de articulação nacional da CNTU-Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários e do movimento Engenharia pela Democracia.
- NILSON ARAÚJO DE SOUZA (balanço final)
Economista, fez mestrado em Economia na UFRGS, doutorado em Economia na Universidad Naconal Autónoma de México e pós-doutorado em Economia na USP. Professor aposentado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, foi um dos fundadores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), de onde é professor voluntário. Autor de vários livros, artigos e ensaios sobre Economia Brasileira, Latino-Americana e Mundial, ocupa a função de diretor da Fundação Maurício Grabois e de titular da Cátedra Claudio Campos dessa Fundação.
III – ENTIDADES PROMOTORAS
- SINDICATO DOS ESCRITORES NO ESTADO DE SÃO PAULO
- SINDICATO DOS JORNALISTAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
- SINDICATO DOS ENGENHEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO
- FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS
- ENGENHARIA PELA DEMOCRACIA
- FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
- FUNDAÇÃO MAURÍCIO GRABOIS/CÁTEDRA CAUDIO CAMPOS
- FUNDAÇÃO JOÃO MANGABEIRA
- FUNDAÇÃO LEONEL BRIZOLA/ALBERTO PASQUALINI
- INSTITUTO CLAUDIO CAMPOS
- 11.UMES
- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB
- Nova Central Sindical dos Trabalhadores – NCST
- CNTU-Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários