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Jornalistas da RAC entram em estado de greve

Jornalistas da RAC entram em estado de greve


rac

 

Os jornalistas da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) decidiram decretar “estado de greve”, em assembleia realizada na sexta-feira (29/01). A RAC atrasou o pagamento do adiantamento salarial, que deveria ter sido feito no dia 20, e não garante a integralização dos salários na data prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). É a primeira vez que tal situação acontece. A empresa publica os jornais Correio Popular e Notícias Já, a revista Metrópole – em Campinas – e mantém o portal rac.com.br.

Antes da assembleia, o Sindicato entrou em contato com o grupo para discutir o problema e questionar se poderia ocorrer alguma demora nos salários, pois com o atraso do adiamento as datas dos dois pagamentos ficaram próximas. A resposta da empresa é que não têm como garantir que a integralização será feita na data convencionada por problemas de fluxo de caixa, mas que estão buscando uma solução.

O Sindicato foi à redação, discutiu a questão com os jornalistas e convocou-os para a assembleia do dia 29. Nela, o advogado do Sindicato, Marco Antonio Mundt Perez, esclareceu as dúvidas dos trabalhadores sobre os aspectos jurídicos da decretação de greve. Várias propostas surgiram e a decisão foi entrar em estado de greve. Ao retornar da assembleia, os trabalhadores foram surpreendidos com um comunicado informando que os créditos nos cartões de Alimentação e Refeição só estarão disponíveis no dia 05/02.

Ao final da assembleia o Sindicato foi chamado para conversar com o dono da RAC, Sylvino de Godoy Neto. Ele reconheceu que a empresa passa por dificuldades, afirmou que a folha de pagamento tem prioridade, mas não confirmou o pagamento na data prevista.

A crise na RAC afeta toda a empresa. Trabalhadores de vários setores já foram demitidos. No final de 2015, a gráfica foi fechada e a impressão, terceirizada. Com sua decisão, os jornalistas demonstram sua insatisfação com o atual quadro.

A empresa atribui os problemas à crise econômica, à mudança nos hábitos de leitura do impresso para o digital, que levam a uma queda de faturamento, e também à sazonalidade, já que tradicionalmente há uma diminuição na venda de publicidade no início do ano. Porém, os problemas no grupo vêm se agravando ano a ano, desde o início da crise capitalista iniciada nos EUA em 2009 e que contaminou todo o planeta.

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