Os jornalistas da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) decidiram decretar “estado de greve”, em assembleia realizada na sexta-feira (29/01). A RAC atrasou o pagamento do adiantamento salarial, que deveria ter sido feito no dia 20, e não garante a integralização dos salários na data prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). É a primeira vez que tal situação acontece. A empresa publica os jornais Correio Popular e Notícias Já, a revista Metrópole – em Campinas – e mantém o portal rac.com.br.
Antes da assembleia, o Sindicato entrou em contato com o grupo para discutir o problema e questionar se poderia ocorrer alguma demora nos salários, pois com o atraso do adiamento as datas dos dois pagamentos ficaram próximas. A resposta da empresa é que não têm como garantir que a integralização será feita na data convencionada por problemas de fluxo de caixa, mas que estão buscando uma solução.
O Sindicato foi à redação, discutiu a questão com os jornalistas e convocou-os para a assembleia do dia 29. Nela, o advogado do Sindicato, Marco Antonio Mundt Perez, esclareceu as dúvidas dos trabalhadores sobre os aspectos jurídicos da decretação de greve. Várias propostas surgiram e a decisão foi entrar em estado de greve. Ao retornar da assembleia, os trabalhadores foram surpreendidos com um comunicado informando que os créditos nos cartões de Alimentação e Refeição só estarão disponíveis no dia 05/02.
Ao final da assembleia o Sindicato foi chamado para conversar com o dono da RAC, Sylvino de Godoy Neto. Ele reconheceu que a empresa passa por dificuldades, afirmou que a folha de pagamento tem prioridade, mas não confirmou o pagamento na data prevista.
A crise na RAC afeta toda a empresa. Trabalhadores de vários setores já foram demitidos. No final de 2015, a gráfica foi fechada e a impressão, terceirizada. Com sua decisão, os jornalistas demonstram sua insatisfação com o atual quadro.
A empresa atribui os problemas à crise econômica, à mudança nos hábitos de leitura do impresso para o digital, que levam a uma queda de faturamento, e também à sazonalidade, já que tradicionalmente há uma diminuição na venda de publicidade no início do ano. Porém, os problemas no grupo vêm se agravando ano a ano, desde o início da crise capitalista iniciada nos EUA em 2009 e que contaminou todo o planeta.