Os jornalistas da Rede Anhanguera de Comunicação (Campinas/SP) decretaram estado de greve. É a segunda vez este ano que os profissionais notificam a empresa da possibilidade de paralisarem suas atividades. E o motivo é o mesmo. Atraso no pagamento dos salários. Os jornalistas são responsáveis pela produção dos jornais Correio Popular e Notícia Já, da revista Metrópole e do portal rac.
Desde o início deste ano, atrasos no pagamento dos adiantamentos e dos salários têm sido constantes. Além disso, o fornecimento dos tíquetes alimentação/refeição e o pagamento das mensalidades do plano de saúde também têm sofrido atraso, e há denúncias que os depósitos nas contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço dos trabalhadores não estão sendo feitos. Outro problema é que em janeiro a empresa não implementou a correção salarial prevista no parágrafo segundo da cláusula 4ª da Convenção Coletiva em vigor. Os jornalistas vão aguardar até o dia 05 de abril, quando está previsto o pagamento dos salários de março para avaliar a possibilidade de deflagrar ou não a greve.
A empresa passa por dificuldades desde 2009, quando teve início a crise econômica mundial. Os problemas afetam todo o grupo e não apenas a redação. O parque gráfico foi fechado, vários trabalhadores foram demitidos e a concessão de benefícios sofreu mudanças. Mesmo assim a RAC afirma que não conseguiu recuperar o equilíbrio financeiro.