Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas da RAC Campinas mantêm estado de greve

Jornalistas da RAC Campinas mantêm estado de greve


audiencia_RAC_260815

Na quarta-feira (26/08) ocorreu a segunda audiência de conciliação entre jornalistas e representantes da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Em meados de julho, a empresa procurou o Sindicato para anunciar a intenção de demitir 15 jornalistas e parcelar suas verbas rescisórias. O Sindicato reuniu os trabalhadores, que rejeitaram a proposta, decretaram estado de greve e autorizaram o ajuizamento de pedido de dissídio de greve no TRT.

Na primeira audiência, o Ministério Público formulou uma proposta de acordo que foi englobada pela desembargadora vice-presidente do TRT, Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo Moraes, que conduz os trabalhos, e constou do termo de audiência – com a obrigação das partes de apresentar uma resposta à proposta.

Na 2ª audiência, o presidente do Sindicato, Paulo Zocchi, formulou a posição definida pelos trabalhadores em assembleia. O Sindicato apresentou um conjunto de considerações contestando as informações da empresa. Como a desembargadora, buscasse um acordo, as partes avançaram na discussão, mas sem chegar a uma decisão. Imediatamente após a audiência, a diretoria do Sindicato reuniu os jornalistas e apresentou os resultados. Surgiram novas propostas de encaminhamentos para serem levadas à próxima audiência.

O diretor regional de Campinas, Agildo Nogueira Junior, destaca que “tanto nas assembleias, quanto nas negociações, o Sindicato tem afirmado sua postura de oposição às demissões, principalmente quando elas se tornam práticas de gestão administrativa, como vem sendo praticado pela RAC”. O grupo edita os jornais Correio Popular, Notícias Já, Gazeta de Piracicaba, as revistas Metrópole, Viracopos News e portal Cosmo. A empresa alega que as demissões são “medidas duras, mas imprescindíveis para manutenção do negócio”. 

Seis jornalistas foram demitidos pela RAC. Todos têm participado das audiências de conciliação e das assembleias. Também participam a diretora Márcia Quintanilha, José Eduardo e o advogado do Sindicato, Marco Antonio Mundt Perez.

 

 

 

 

 

Foto:Márcia Quintanilha

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo