Na quarta-feira (26/08) ocorreu a segunda audiência de conciliação entre jornalistas e representantes da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Em meados de julho, a empresa procurou o Sindicato para anunciar a intenção de demitir 15 jornalistas e parcelar suas verbas rescisórias. O Sindicato reuniu os trabalhadores, que rejeitaram a proposta, decretaram estado de greve e autorizaram o ajuizamento de pedido de dissídio de greve no TRT.
Na primeira audiência, o Ministério Público formulou uma proposta de acordo que foi englobada pela desembargadora vice-presidente do TRT, Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo Moraes, que conduz os trabalhos, e constou do termo de audiência – com a obrigação das partes de apresentar uma resposta à proposta.
Na 2ª audiência, o presidente do Sindicato, Paulo Zocchi, formulou a posição definida pelos trabalhadores em assembleia. O Sindicato apresentou um conjunto de considerações contestando as informações da empresa. Como a desembargadora, buscasse um acordo, as partes avançaram na discussão, mas sem chegar a uma decisão. Imediatamente após a audiência, a diretoria do Sindicato reuniu os jornalistas e apresentou os resultados. Surgiram novas propostas de encaminhamentos para serem levadas à próxima audiência.
O diretor regional de Campinas, Agildo Nogueira Junior, destaca que “tanto nas assembleias, quanto nas negociações, o Sindicato tem afirmado sua postura de oposição às demissões, principalmente quando elas se tornam práticas de gestão administrativa, como vem sendo praticado pela RAC”. O grupo edita os jornais Correio Popular, Notícias Já, Gazeta de Piracicaba, as revistas Metrópole, Viracopos News e portal Cosmo. A empresa alega que as demissões são “medidas duras, mas imprescindíveis para manutenção do negócio”.
Seis jornalistas foram demitidos pela RAC. Todos têm participado das audiências de conciliação e das assembleias. Também participam a diretora Márcia Quintanilha, José Eduardo e o advogado do Sindicato, Marco Antonio Mundt Perez.
Foto:Márcia Quintanilha