Os jornalistas da Rede Anhanguera de Comunicação, que produzem os jornais Correio Popular, Notícias Já, a revista Metrópole e o portal RAC, realizaram uma paralisação de uma hora no início da noite de 06 de abril. O objetivo dos trabalhadores é demonstrar à empresa sua insatisfação com a atual situação. Desde o início do ano, atrasos no pagamento dos salários e de benefícios como o tíquete alimentação têm sido constantes. Em abril, os jornalistas entraram em estado de greve.
“Este mês, a empresa atrasou o adiantamento salarial e o vale. Temos insistido em negociar com a empresa, porém eles não aceitam nenhum tipo de diálogo”, afirma Agildo Nogueira Junior, diretor da regional Campinas. A ideia de buscar o diálogo veio dos próprios trabalhadores em uma das diversas assembleias de mobilização que o Sindicato vem realizando.
A empresa passa por dificuldades desde 2009, quando teve início a crise econômica mundial. Os problemas afetam todo o grupo e não apenas a redação. Várias medidas restritivas foram adotadas, mas a RAC não consegui recuperar seu equilíbrio financeiro. Recentemente, surgiram novos boatos sobre a venda do grupo.
Por Agildo Nogueira Junior, diretor da regional Campinas