Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas conquistam TAC contra assédio moral

Sorocaba: jornalistas conquistam TAC contra assédio moral no Cruzeiro do Sul

Após processo movido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), o Ministério Público do Trabalho de Sorocaba e a direção da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no último dia 10 de julho para combater o assédio moral na redação. A audiência com o procurador do MPT Juliano Alexandre Ferreira teve a participação de Fabiana Caramez, diretora da Regional Sorocaba do SJSP, do secretário do Interior e Litoral do Sindicato, José Eduardo de Souza, e do advogado da entidade, Fábio Augusto Rocha.

O TAC é resultado de uma denúncia feita pelo SJSP, pois em 28 de abril de 2017, quando ocorreu nacionalmente uma greve geral contra as “reformas” trabalhista e da Previdência, jornalistas, fotógrafos, diagramadores e editores do jornal Cruzeiro do Sul sofreram assédio moral e censura explícitos na redação.

O Sindicato dos Jornalistas esteve junto aos trabalhadores e trabalhadoras durante esse período de resistência, e prontamente denunciou o caso ao Ministério Público do Trabalho, que, como resposta, propôs o TAC para coibir assédio moral e prática antissindical.

Finalmente, neste dia 10 de julho, o TAC foi assinado pela direção da Fundação. Além do jornal, o termo tem validade para todos os estabelecimentos mantidos e administrados pela FUA.

Leia também:
Sorocaba: Ministério Público do Trabalhado apura assédio e censura no jornal Cruzeiro do Sul
Jornalistas do Cruzeiro do Sul entregam à diretoria do jornal manifesto de repúdio a assédio moral e censura
Censura e assédio moral no jornal Cruzeiro do Sul são encabeçados por promotor de Justiça

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo