Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalista sequestrado e torturado por denunciar fraude eleitoral

Jornalista sequestrado e torturado por denunciar fraude eleitoral


liberdade01

 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) vêm a público externar sua preocupação com a vida do jornalista Rafael da Silva Pereira, de 42 anos, que foi sequestrado e torturado no último sábado na cidade de Araçatuba, no interior do Estado, depois da publicação de reportagem onde denuncia fraude na distribuição de alimentos do Programa Fome Zero em veículo de campanha do deputado estadual Roque Barbiere (PTB).

A denúncia foi publicada no jornal Fox Press, na edição número 40 com título “denúncia de big brother birigui vai parar na Justiça para apuração de fraude no fome zero na compra de votos”, refrente a data de 27 de setembro a 11 de outubro.

Rafael denunciou as agressões que sofreu em um vídeo na internet, temendo pela sua vida, onde apresenta vários ferimentos no rosto e nas mãos. Disse ter sido sequestrado por membros do PCC, supostamente a mando do deputado Barbieri. O jornalista deixou a cidade e registrou boletim de ocorrência em São Paulo e na Polícia Federal. O caso foi registrado como lesão corporal grave; atentado contra a liberdade de trabalho; sequestro e cárcere privado; associação criminosa; ameaça; injúria e roubo. O boletim de ocorrência já foi encaminhado à Polícia Civil de Birigui, que instaurou inquérito policial.

O jornalista apresenta denúncias sérias que precisam ser investigadas ao mesmo tempo que a vida e a integridade física de Rafael devem ser garantidas. Mas, independentemente de qualquer outra ação a ser tomada pelas autoridades, os responsáveis por tão bárbaro ato, que fere o Direito Constitucional da Liberdade de Informação, tem que ser localizados e punidos imediatamente.

Veja o vídeo gravado pelo jornalista:

https://www.youtube.com/watch?v=81e5qTRsC-w#t=17

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo