O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), por meio Regional Sorocaba, repudia as agressões sofridas pela jornalista Wilma Antunes, do Portal Porque, na terça-feira (12), durante cobertura de sessão da Câmara de Sorocaba.
O vereador Luís Santos (Republicanos), insatisfeito com reportagem, de autoria de Wilma, em torno da tentativa do legislativo de engavetar o projeto que declara a Associação de Transgêneros de Sorocaba (ATS) como entidade de utilidade pública, ofendeu a jornalista diante de demais profissionais de imprensa, acusando-a de desconhecer o básico do jornalismo, interrompendo repetidamente sua fala.
“A matéria dedicou dois parágrafos às justificativas dele para barrar o projeto. Fica claro que ele não leu o texto e, em vez disso, despejou sua raiva sobre mim”, explica Wilma. “Várias pessoas testemunharam a forma rude com que o vereador se dirigiu a mim”.
A Regional Sorocaba do SJSP prestou apoio à jornalista, colocando o Jurídico do Sindicato à disposição.
Para o Sindicato dos Jornalistas, o fato é um exemplo a intolerância de gênero e discurso de ódio crescente entre autoridades e instituições brasileiras, e as agressões à jornalista se caracterizam como assédio moral e desrespeito ao livre exercício do Jornalismo.