Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalista da Cojira ganha o prêmio Luiz Gama

Jornalista da Cojira ganha o prêmio Luiz Gama


faustino

 

O jornalista Oswaldo Faustino, integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (Cojira) foi um dos agraciados com o Prêmio Luiz Gama 2014, que é destinado a personalidades que se destacaram na luta contra o racismo.

O prêmio foi entregue em solenidade realizada na última quarta-feira (7) na Câmara Municipal de São Paulo. O evento é promovido pelo Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.

Faustino é jornalista profissional desde 1976 e atuou em rádio, TV, revistas e em vários jornais, como a Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo, onde trabalhou como repórter por 26 anos. Foi também editor de Cultura do Diário Popular.

É co-autor – com Aroldo Macedo – dos livros: A Cor do Sucesso (Editora Gente, 1999), Luana, a Menina que Viu o Brasil Nenem (FTD, 2000), Luana e as Semente de Zumbi (FTD, 2004), Luana, Capoeira e Liberdade (FTD, 2009) e Luana e as Asas da Liberdade (FDT, 2010).

Lançou, pela Editora Selo Negro/Summus, a biografia do escritor e compositor Nei Lopes (2009), da Coleção Retratos do Brasil Negro, e o romance histórico A Legião Negra (2011), que fala sobre a participação de batalhões voluntários negros na Revolução Constitucionalista de 1932 e sobre a presença negra na cidade de São Paulo, nas primeiras décadas do Século XXI.

 

Foto: Assessoria da Câmara Municipal de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo