O jornalista Oswaldo Faustino, integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (Cojira) foi um dos agraciados com o Prêmio Luiz Gama 2014, que é destinado a personalidades que se destacaram na luta contra o racismo.
O prêmio foi entregue em solenidade realizada na última quarta-feira (7) na Câmara Municipal de São Paulo. O evento é promovido pelo Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.
Faustino é jornalista profissional desde 1976 e atuou em rádio, TV, revistas e em vários jornais, como a Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo, onde trabalhou como repórter por 26 anos. Foi também editor de Cultura do Diário Popular.
É co-autor – com Aroldo Macedo – dos livros: A Cor do Sucesso (Editora Gente, 1999), Luana, a Menina que Viu o Brasil Nenem (FTD, 2000), Luana e as Semente de Zumbi (FTD, 2004), Luana, Capoeira e Liberdade (FTD, 2009) e Luana e as Asas da Liberdade (FDT, 2010).
Lançou, pela Editora Selo Negro/Summus, a biografia do escritor e compositor Nei Lopes (2009), da Coleção Retratos do Brasil Negro, e o romance histórico A Legião Negra (2011), que fala sobre a participação de batalhões voluntários negros na Revolução Constitucionalista de 1932 e sobre a presença negra na cidade de São Paulo, nas primeiras décadas do Século XXI.
Foto: Assessoria da Câmara Municipal de São Paulo