Edição também analisa os impactos da “reforma” trabalhista para os jornalistas
As oito décadas de lutas e histórias do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), que se completaram no último 15 de abril, são destaque da edição abril/maio do jornal Unidade.
A reportagem especial traz as comemorações dos 80 anos, faz um resgate histórico das lutas do período e uma linha do tempo da atuação do Sindicato, que desde 1937 segue na defesa dos jornalistas, do bom jornalismo, da democracia e dos direitos humanos no país.
Em meio aos ataques do golpista Michel Temer (PMDB) aos direitos trabalhistas, a edição também traz matérias analisando os impactos específicos sobre os jornalistas caso as “reformas” prossigam no Congresso Nacional.
Uma das reportagens visa esclarecer a categoria de que a terceirização na atividade principal das empresas não legaliza a “pejotização” e ainda aprofunda o quadro de precarização nas redações.
O Unidade destaca, ainda, o engajamento da categoria na Greve Geral de 28 de abril, informações do interior e litoral e da a audiência com o governador Geraldo Alckmin para tratar da violência policial contra os jornalistas.
No “Unidade Entrevista”, Laura Capriglione fala sobre as novas formas de fazer jornalista e os motivos que a levaram a se tornar uma “jornalista livre” depois de 30 anos de profissão.
Baixe ou compartilhe a versão digital clicando aqui.
Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo