Aumento real, proteção ao emprego e recuperação das perdas de 2016 são prioritárias na pauta de reivindicações
A primeira rodada de negociações da Campanha Salarial de Jornais e Revistas da Capital 2017-2018 ocorre na terça-feira (30), às 11h, em reunião da bancada dos trabalhadores com os empresários na sede do Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas de São Paulo, na região oeste paulistana. A data base da categoria é no em 1º de junho.
Entre as reivindicações da pauta, votada em assembleias da categoria, estão aumento real nos salários e proteção do emprego, sobretudo diante do cenário econômico e político de fortes ataques aos direitos trabalhistas. Os jornalistas também têm o desafio de recuperar as perdas do acordo do ano passado, pois o reajuste de 8,16% foi parcelado em duas vezes e ficou abaixo da inflação de 9,82%.
Nas cláusulas sociais, foi alterada a redação do item relativo aos assédios moral e sexual com o intuito de avançar e garantir um maior engajamento patronal no combate ao problema. Na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, a redação é genérica e define apenas que as empresas devem promover palestras e campanhas de conscientização.
Na pauta que será discutida para a CCT 2017-2018, a redação é mais enfática para buscar avanços e, quanto ao assédio moral, estabelece a criação de um canal específico para que os jornalistas façam denúncias e reclamações, bem como um processo de apuração pela empresa e informações reportadas ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP).
No caso do assédio sexual, que é crime, a cláusula proposta estabelece garantias aos profissionais que denunciam os casos formalmente ao Poder Público, definindo proteção às vítimas com garantia de sigilo e impedimento de demissão imotivada até a conclusão do inquérito.
Para fazer um levantamento dos assédios moral e sexual no jornalismo, o Sindicato também realiza uma pesquisa junto a categoria. Participe da enquete acessando http://bit.ly/EnqueteAssedio
Saiba mais: confira a pauta aprovada pelos profissionais para a Campanha Salarial de Jornais e Revistas da Capital 2017-2018
Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo