Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornais e Revistas da Capital: Empresas avaliam contraproposta dos jornalistas para a Campanha Salarial

Jornais e Revistas da Capital: Empresas avaliam contraproposta dos jornalistas para a Campanha Salarial


Profissionais reivindicam reajuste maior que a inflação de 3,35% para reposição de perdas acumuladas em 2016; empresários respondem à categoria até a próxima terça-feira (11)


Os dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) voltaram às negociações da Campanha Salarial de Jornais e Revistas da Capital na manhã desta quinta-feira (6), em reunião com os patrões no Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas de São Paulo (Sindjore), na região oeste paulistana.

A quinta rodada foi iniciada com a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) por mais 30 dias, garantindo a vigência das cláusulas atuais até o final de julho, enquanto prosseguem as negociações. Na reunião anterior, em 28 de junho, os jornalistas reivindicaram reajuste de 4,93% sobre os salários e benefícios, sendo 3,35% da inflação acumulada nos últimos 12 meses e outros 1,53% para recompor perdas de 2016,  pois no ano passado o reajuste, além de parcelado em duas vezes, foi de 8,16% para uma inflação de 9,82%.

Na mesa desta quinta-feira, os empresários reafirmaram a negativa em ampliar o reajuste para além da inflação anual (3,35%). Os jornalistas, contudo, seguem insistindo em um reajuste maior para o piso, que hoje é de R$ 2.849,37 para jornada de cinco horas diárias, e para todos os salários e benefícios como o vale-refeição, para avançar rumo ao fechamento de um acordo.

A contraproposta prevê, ainda, a renovação das cláusulas sociais da atual CCT, com o direito de licença-adotante para a trabalhadora estendido também ao trabalhador.

Além das perdas no poder de compra, os dirigentes do SJSP ressaltaram que é fato o crescimento da produtividade dos jornalistas, pois houve enxugamento das redações da capital e, ano a ano, aumenta a pressão de trabalho nas empresas de jornais e revistas.

Depois da apresentação da contraproposta pela bancada dos trabalhadores, os empresários se comprometeram a avaliar os itens e respondem à categoria até a próxima terça-feira (11). De acordo com o retorno do Sindjore, pode ocorrer uma nova rodada de negociação ou a realização de um plebiscito com os jornalistas.

Acompanhe as notícias atualizadas das campanhas salariais no site, na fan page e no Twitter do Sindicato.

Texto e foto: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo