Profissionais reivindicam reajuste maior que a inflação de 3,35% para reposição de perdas acumuladas em 2016; empresários respondem à categoria até a próxima terça-feira (11)
Os dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) voltaram às negociações da Campanha Salarial de Jornais e Revistas da Capital na manhã desta quinta-feira (6), em reunião com os patrões no Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas de São Paulo (Sindjore), na região oeste paulistana.
A quinta rodada foi iniciada com a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) por mais 30 dias, garantindo a vigência das cláusulas atuais até o final de julho, enquanto prosseguem as negociações. Na reunião anterior, em 28 de junho, os jornalistas reivindicaram reajuste de 4,93% sobre os salários e benefícios, sendo 3,35% da inflação acumulada nos últimos 12 meses e outros 1,53% para recompor perdas de 2016, pois no ano passado o reajuste, além de parcelado em duas vezes, foi de 8,16% para uma inflação de 9,82%.
Na mesa desta quinta-feira, os empresários reafirmaram a negativa em ampliar o reajuste para além da inflação anual (3,35%). Os jornalistas, contudo, seguem insistindo em um reajuste maior para o piso, que hoje é de R$ 2.849,37 para jornada de cinco horas diárias, e para todos os salários e benefícios como o vale-refeição, para avançar rumo ao fechamento de um acordo.
A contraproposta prevê, ainda, a renovação das cláusulas sociais da atual CCT, com o direito de licença-adotante para a trabalhadora estendido também ao trabalhador.
Além das perdas no poder de compra, os dirigentes do SJSP ressaltaram que é fato o crescimento da produtividade dos jornalistas, pois houve enxugamento das redações da capital e, ano a ano, aumenta a pressão de trabalho nas empresas de jornais e revistas.
Depois da apresentação da contraproposta pela bancada dos trabalhadores, os empresários se comprometeram a avaliar os itens e respondem à categoria até a próxima terça-feira (11). De acordo com o retorno do Sindjore, pode ocorrer uma nova rodada de negociação ou a realização de um plebiscito com os jornalistas.
Acompanhe as notícias atualizadas das campanhas salariais no site, na fan page e no Twitter do Sindicato.
Texto e foto: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)