Jornalistas aguardam resposta dos empresários à reivindicação de reajuste de 3,7% sobre salários e benefícios
A terceira rodada de negociações da Campanha Salarial de Jornais e Revista do Interior e Litoral é nesta quarta-feira (12), na sede do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de São Paulo (Sindjori), no centro paulistano.
Na negociação anterior, no último dia 28, os jornalistas apresentaram como contraproposta um reajuste de 3,7%, para reposição da inflação dos últimos 12 meses e para reduzir perdas acumuladas do ano passado, quando o reajuste foi parcelado e ficou abaixo da inflação. A expectativa agora é pela resposta dos empresários.
Outro ponto da contraproposta dos jornalistas para a Campanha Salarial do Interior e Litoral é a manutenção das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com a renovação do acordo para 2017-2018. A reivindicação é importante porque na primeira rodada, em 21 de junho, o sindicato patronal propôs a exclusão de diversos itens, o que, na prática, seria a retirada de direitos e garantias construídos e conquistados ao longo de anos pelos profissionais de jornais e revistas.
Entre os direitos que os empresários queriam excluir da CCT estão a obrigatoriedade de 40% de adiantamento salarial (vale) e do seguro de vida, além da retirada da multa pela não instituição do Programa de Participação nos Lucros e Resultados – PLR (cláusula 13º da CCT), hoje equivalente a R$ 955,00.
Acompanhe as notícias atualizadas da Campanha Salarial de Jornais e Revistas do Interior e Litoral no site, na fan page e no Twitter do Sindicato.
Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo