Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Imprensa sindical divulgará e cobrirá em rede o dia 11

Imprensa sindical divulgará e cobrirá em rede o dia 11


dia 11

 

Diversos profissionais da imprensa sindical reuniram-se na tarde desta quarta (3) no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo para combinar formas e meios de divulgar, cobrir e repercutir o grande protesto nacional da próxima quinta (11). O objetivo, além de fortalecer a manifestação, é divulgar o ponto de vista progressista, dos trabalhadores, em contraponto à visão conservadora da grande mídia.

Reuniram-se assessores/profissionais de imprensa: CUT; Força Sindical; CSP-Conlutas; Nova Central; Contratuh; Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes; Sindicato dos Engenheiros; Agência Sindical; Sinthoresp; Rede Brasil Atual; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Centro Mídia Barão de Itararé; Agência Grita São Paulo; Rádios Comunitárias; e TV Aberta São Paulo.

Objetivos e propostas

O objetivo é mobilizar a mídia sindical, agregar os veículos da imprensa sindical e formar uma rede de divulgação e cobertura do dia 11 (antes, durante e depois).

Documento-roteiro

Os profissionais produzirão um documento, em forma de roteiro, de suas tarefas e meios que divulgarão e/ou repercutirão o movimento.

Redes sociais – Haverá concentração de esforço de divulgação e cobertura pelo facebook das entidades sindicais e aliadas. Outras ferramentas das redes sociais serão agregados (twitter; boletins eletrônicos; blogs etc.)

Fazer desde já

Os profissionais combinaram que a própria reunião, por ser parte do processo que desaguará no dia 11, deve ser repercutida, no facebook, sites etc.

O programa Câmera Aberta Sindical, na noite da própria quarta, já começou a dar conta das tarefas: 1) Entrevista com Rita Casaro, do Sindicato dos Engenheiro, que falou ao vivo sobre o encontro dos profissionais de comunicação, que havia ocorrido no meio da tarde; 2) Reportagem com falas dos representantes de todas as Centrais.

Rádio – Rádio Brasil Atual fará um programa especial na manhã desta quinta (4) com as Centrais para tratar das mobilizações. Será das 9 ao meio-dia. A linha está aberta para a participação de qualquer sindicalista, sobre os preparativos do dia 11.

Coletiva de Imprensa, chamada pelos blogueiros

O Centro de Mídia Independente Barão de Itararé chama coletiva de imprensa com as Centrais para o dia 10 de julho (véspera). A coletiva vai contar com um grande número de blogueiros. Existe possibilidade de transmissão ao vivo pela TVT (a grande imprensa, se quiser, pode participar).

Veículos à disposição

Os profissionais da mídia sindical relacionaram veículos e meios já engajados na manifestação do dia 11. Essa lista será ampliada.

Rádio Web da Agência Sindical – A rádio fará uma cobertura especial no dia 11 começando às 5h30. Durante a programação, ao vivo, assessores das entidades participarão da cobertura. A Agênciaentrevistará lideranças em todo o Brasil, indicadas pelas assessorias.

Site da Agência Sindical e Boletim Eletrônico Repórter Sindical – Exclusivos na cobertura das mobilizações, dando espaço a todas as Centrais. Balanços durante vários momentos do dia pelo site.

Rádio Brasil Atual – Fará a cobertura, em toda a sua rede, dando relato das mobilizações, com entrevistas, análises e reportagens.

Redes Sociais

Criaremos uma hashtag (# jogo da velha) nas mídias sociais para concentrar as notícias da mobilização:

#Trabalhadoresnasruas (tudo junto).

O que é hashtag?

As hashtags são tópicos (palavras-chave) em links clicáveis que ajudam as pessoas a encontrar publicações sobre tópicos de seus interesses.

Para criar uma hashtag, digite # (sinal do jogo da velha) juntamente com um tópico ou uma frase sem espaços e adicione-a à sua publicação (No caso, Trabalhadoresnasruas). Ao clicar em uma hashtag, as pessoas visualizarão um feed de publicações compartilhadas com elas que também usam a mesma hashtag.

As redes sociais possuem uma espécie de contador de hashtag com as mais comendas nas cidades, Estados, País e mundo. Com todas as Centrais reunidas, poderemos fazer uma grande concentração de feeds (notícias-notas do face) do Dia Nacional de Lutas, Greves e Mobilizações.

Evento no facebook

Agência Sindical e a Rádio Comunitária Cantareira criarão um evento no facebook com a identidade visual do ato. Com a participação das assessorias das Centrais. Nesta página serão postadas pelas assessorias (com a hashtag #Trabalhadoresnasruas) informações sobre as mobilizações com fotos, ou vídeos linkados às suas respectivas páginas.

Esse procedimento, além da divulgação do evento, cria uma espécie de canal único e memória do próprio dia 11. Esse mecanismo tem um duplo benefício: O conteúdo virá para o grupo formado e irá, automaticamente, para as páginas das Centrais (pode ser Federação, Sindicato etc.)

Clipping de notícias

Na página do facebook serão postadas também notícias (clipping) da grande mídia. Para monitorar, em tempo real, a cobertura e o enfoque. No caso de manipulação, as entidades/assessores responderão e replicarão os fatos.

Balanço

As redes sociais (por meio da página do evento), farão balanço das atividades por Central de manhã, tarde e noite.

Como se agregar

Todos podem fazer parte dessa rede. Mandar e-mail com endereços do facebook e demais redes, para serem adicionados – enviar junto telefones. A partir disso, pode mandar conteúdo de texto, fotos e vídeos. Endereço a ser enviado o material: dayanesantos@agenciasindical.com.br e agenciasindical@agenciasindical.com.br

 

Texto de Dayane Santos – Agência Sindical

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo