Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Greve suspensa no Diário de S.Paulo

Greve suspensa no Diário de S.Paulo

Os jornalistas do Diário de S.Paulo suspenderam a greve, iniciada na sexta-feira (1) devido aos atrasos de dois meses no pagamento de salários, benefícios e férias. A direção do jornal está descumprindo o acordo judicial homologado no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região (TRT2-SP), que foi firmado em audiência no último dia 25 de outubro após 15 dias em que os profissionais cruzaram os braços em protesto aos frequentes atrasos. A decisão de voltar ao trabalho foi tomada em assembleia nesta segunda-feira (4).

Além dos pagamentos não realizados, a empresa descumpriu a cláusula que garante estabilidade de três meses aos grevistas e demitiu um dos jornalistas que participaram do movimento paredista.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) acionou o TRT2-SP, segue cobrando a empresa e, como as medidas judiciais cabíveis foram tomadas pelo SJSP, os trabalhadores e trabalhadoras decidiram voltar à redação, mas vão manter o estado de greve enquanto a situação não for resolvida.

No julgamento do dissídio no TRT, ficou definido que o processo judicial ficaria suspenso no Tribunal até o cumprimento de todas as cláusulas do acordo e, em caso de descumprimento, também está determinada uma multa de 10% sobre o valor da parcela não quitada ou em atraso.

Escrito por: Flaviana Serafim 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo