Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Greve na EBC é a maior da história da empresa

Greve na EBC é a maior da história da empresa

A greve dos jornalistas e radialistas da EBC completou 18 dias nesta segunda-feira (13). A paralisação foi iniciada dia 26 de novembro, depois que a direção da empresa suspendeu o Acordo Coletivo de Trabalho, que vinha sendo renovado mês a mês. Entre os direitos cortados estão o auxílio para funcionários com deficiência e estabilidade para gestantes após a gravidez. Segundo a Comissão de Empregados da EBC e os sindicatos que atuam na negociação, a adesão à greve é de cerca de 70%.

Nas negociações com as entidades sindicais, que se arrastam há mais de um ano, a empresa quer impor um banco de horas e se recusa a reajustar os salários pela inflação. A empresa também não concedeu a progressão de carreira aos trabalhadores, com a justificativa de que não pode aumentar os gastos, enquanto comprou novela bíblica da Record, contratou novos apresentadores e outros funcionários comissionados.

Com a greve, a direção da EBC entrou com pedido de dissídio no Tribunal Superior do Trabalho, mas o caso ainda não foi julgado. O próprio TST já conhece a intransigência dos gestores da empresa: em junho deste ano, o tribunal arquivou o processo de mediação, após a EBC não ter respondido sobre a proposta construída pelo vice-presidente do tribunal.

As entidades sindicais se colocam desde já à disposição do TST para conseguir um acordo digno para os trabalhadores e superar a intransigência da empresa, que procura deslegitimar os espaços de representação dos funcionários. A direção já tentou intimidar os piquetes na frente da empresa em Brasília, chamando a polícia para abordar os trabalhadores, e tentou interferir nas assembleias convocadas pelos sindicatos.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo