Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Governo nega reajuste a jornalistas da TV Cultura

Governo nega reajuste a jornalistas da TV Cultura


Tv-Cultura

Estado sucateia empresa pública de comunicação e desrespeita a categoria

O governo do Estado de São Paulo negou reajuste aos jornalistas da Radio e TV Cultura, que ainda não receberam o valor negociado no Acordo Coletivo de 2014. A novela, que se arrasta há meses, teve novo episódio nesta quinta-feira, 30, quando o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) foi notificado oficialmente de que não haverá reajuste. Para a direção do Sindicato, a atitude irresponsável com o qual o Estado vem tratando os jornalistas é revoltante e inaceitável.

A justificativa da Fundação é que o Conselho de Defesa dos Capitais do Estado (Codec), órgão da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, vetou o reajuste sob a alegação de que o governo estadual está com problemas financeiros. A não aprovação do aumento, conforme despacho do governo do Estado, se deu “tendo em conta as restrições financeiras e orçamentárias apontadas nas manifestações exaradas pelos órgãos competentes das Secretarias da Fazenda, Planejamento e Gestão”.

O SJSP realizará nova assembleia com os jornalistas na próxima terça-feira, dia 4, às 14hs, em frente a emissora para avaliar a situação e as medidas necessárias a serem tomadas.

Crise – Segundo informações obtidas pela diretoria junto a direção da empresa, a Fundação está renegociando dívidas e contratos com fornecedores e apresenta prejuízo, tendo assim, que cortar cerca de 25% dos gastos.

No mesmo comunicado, a Fundação informa que “reiteramos nossa preocupação em mantermos um canal aberto de negociações visando encontrar saída equilibrada para uma solução futura do pleito”. Uma reunião entre as partes foi agendada para o dia 26 de agosto.

A RTV Cultura, administrada pelo governo do PSDB, vive mais uma crise. Além de dever para radialistas e jornalistas, tem sucateado sua área técnica e de produção de conteúdo, com a falta total de investimentos e com demissões. Recentemente, cerca de 50 radialistas e 2 jornalistas foram demitidos.

O Sindicato também solicitou participação da entidade na próxima reunião do Conselho Curador para que possa debater sobre mais essa crise que se abate sobre a TV Cultura. E, conta com a solidariedade da sociedade para defender mais este patrimônio público ameaçado pela incúria administrativa do governo do Estado.

Desrespeito – Desde 9 de junho, quando foi realizada uma assembleia para debater a situação os jornalistas se mobilizam para pressionar a Fundação Padre Anchieta a cumprir o acordo, mas o governo se mostra intransigente em total desrespeito a categoria, em atitude semelhante a tomada com outros profissionais que nos últimos meses tiveram que recorrer à greve para fazer valer seus direitos, inclusive os radialistas da emissora que receberam um reajuste salarial menor do que o acordado em convenção.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo