Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Fernando Lopes lança o livro-catálogo “A arte de Ilustrar”

Fernando Lopes lança o livro-catálogo "A arte de Ilustrar"


fernando lopes arte de ilustrar

 

O ilustrador Fernando de Castro Lopes lança o livro-catálogo “Fernando Lopes –  A arte de Ilustrar.  Na ocasião, o autor realizará uma palestra sobre seu trabalho na Livraria da Vila, no dia 25 de outubro. O evento inclui a exposição de uma seleção de suas ilustrações. O livro reúne cerca de 200 obras, produzidas em mais de 30 anos de trabalho profissional. A edição tem curadoria e texto de Graça Ramos, doutora em história da arte e apresentação do artista plástico Roberto Magalhães. O projeto gráfico é de autoria do designer brasiliense Pablo Julio.

As imagens, ao mesmo tempo dramáticas e poéticas, prometem encantar e servir como referência aos aficionados à arte da ilustração.

A edição do livro-catálogo possibilita o contato do público com um conjunto de obras do artista, normalmente apreciadas de modo esparso. As ilustrações jornalísticas estão em destaque. Nelas, sua arte é exposta com maior freqüência e visibilidade. Traduzem o que há de trágico, poético ou brutal na natureza humana. Com elas, conquistou cinco vezes o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, na categoria Artes, além de menção honrosa no Ranan Lurie Political Cartoon Awards, das Nações Unidas, entre outros prêmios.

Fernando criou dezenas de selos postais, alguns homenageando personalidades como Ayrton Senna, Jorge Amado e o Papa Francisco II. Entre os livros infantis que ilustrou, destaca-se O Equilibrista, escrito por Fernanda Lopes de Almeida.

O livro inclui também algumas ilustrações médicas, produzidas em 10 anos de trabalho no Hospital Sarah de Brasília. 

Nos desenhos de Fernando Lopes ecoam desde o lirismo da adolescência aos trágicos anos da ditadura no Chile, onde morou com a família. Em 1971, início do governo Allende, Fernando conheceu o criador da Biodança, Rolando Toro, psicólogo e poeta, que se encantou com seus desenhos e promoveu a primeira exposição. “Rolando, é, para mim, uma espécie de pai artístico. Desenhar é um refúgio e uma salvação.”

Para a curadora, o trabalho de Fernando Lopes é pontuado por contrastes: “A construção de seres deformados representa as mazelas do humano, mas também há, na trajetória de Fernando, espaço para o lírico.”

 

Lançamento do livro-catálogo Fernando Lopes – A arte de Ilustrar
Dia 25/10/2014, sábado, das 10h30 as 12h30.
Livraria da Vila, Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros
São Paulo – (11) 3814-5811

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo