Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Fenaj quer que empresas assinem protocolo de segurança para jornalistas

Fenaj quer que empresas assinem protocolo de segurança para jornalistas


torves

 

Três ministros participaram na manhã desta terça-feira (18) de reunião em Brasília com representantes dos jornalistas e de empresários de comunicação para tratar da segurança dos profissionais durante as coberturas de manifestações.

No encontro, realizado no Ministério da Justiça participaram os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Thomas Traumann (Secretaria de Comunicação). Os trabalhadores foram representados pelo secretário de Relações Institucionais da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), José Carlos Torves e por dirigentes de Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal (SJPDF).

Torves defendeu no encontro com os ministros que seja efetuado um protocolo de segurança entre os jornalistas e as empresas de comunicação, que tenha acompanhamento do Governo Federal. Ele também apresentou a ideia da criação de um Observatório da Violência contra os jornalistas que dê condições de mapear não somente os casos extremos de assassinato dos profissionais, como também das agressões que eles sofrem no seu dia a dia. “Queremos que os crimes contra os jornalistas sejam federalizados e que contem com o acompanhamento da Polícia Federal”, diz o dirigente da Fenaj.

A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) enviou na semana passada ofício ao sindicato patronal das empresas de Rádio e TV no sentido de fazer cumprir a cláusula 36ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2013/2014, firmada em janeiro último, que determina a constituição de uma comissão paritária para estabelecer imediatamente as normas que assegurem, com eficácia, as devidas condições de segurança aos jornalistas e que tomará atitude semelhante com as demais empresas de comunicação, como as de Jornais e Revista.

Além da Fenaj e do SJPDF, participaram do encontro representantes da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner).

 

Torves expõe pauta dos jornalistas em encontro com ministros. Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo