Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Fenaj organiza guia para jornalistas que cobrem a Copa do Mundo

Fenaj organiza guia para jornalistas que cobrem a Copa do Mundo


guia

 

Guia destinado a jornalistas de todo o mundo contém informações relevantes sobre o país

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), em parceria com a Volkswagem, organizaram o Guia do Jornalista no Brasil 2014, uma publicação para orientar profissionais de imprensa, sobretudo estrangeiros, durante a cobertura dos jogos. A obra apresenta orientações e informações importantes de como proceder no país, seja na troca de moedas, em termos de alimentação, na utilização de cartões de crédito entre vários temas, importantes para jornalistas em seu trabalho de cobertura da Copa do Mundo que começa dia 12 de junho no país.

O guia, em duas versões (português e inglês), será distribuído gratuitamente pelo SJSP aos profissionais que cobrem a Copa mas, os interessados, podem retirar um exemplar no Sindicato (rua Rego Freitas, 530 – sobreloja). O livro traz informações de todas as cidades onde ocorrerão jogos da Copa. No capítulo sobre São Paulo, por exemplo, traz peculiaridades da cidade, as principais atrações, os meios de transporte que podem ser utilizados, os locais e contatos de suportes técnicos de equipamentos fotográficos e cinematográficos, entre outras. As mesmas informações são fornecidas sobre todas as cidades da Copa.

No prefácio escrito por Celso Schoroder, presidente da Fenaj e um dos vice-presidentes da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), o Guia do Jornalista no Brasil é uma publicação escrita de jornalista para jornalista que contém informações relevantes sobre o país destinadas a jornalistas de todo o mundo. “Esta ferramenta ajuda os profissionais de comunicação a desenvolverem seu trabalho de apuração, produção e veiculação de informações para as sociedades”.

Segundo ele, “quem consultar o Guia acessará dados que lhes permitirá identificar onde recorrer para obter informações sobre serviços, órgãos públicos, veículos de comunicação, como também os contatos dos sindicatos dos jornalistas brasileiros, que certamente não se negarão a prestar apoios à medida de suas possibilidades”.

Além disso, com o Guia, “jornalistas de todos os países poderão ter um importante instrumento de apoio para sua coleta de informações não só na cobertura de grandes eventos, como também no desenvolvimento de pautas sobre ­fatos ou sobre as realidades das diversas regiões brasileiras, sejam elas culturais, esportivas, econômicas ou sociais. Esta contribuição certamente colabora para propiciar aos profissionais facilidades e melhores condições para a investigação e a produção jornalística de modo a atender ao direito da sociedade à informação qualificada”.

guia 2


veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo