A Federação Nacional do Jornalistas (FENAJ) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), participaram na última sexta-feira (14), na Escola de Comunicação e Arte (ECA-USP), do Fórum sobre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais no Curso de Graduação de Jornalismo, que reuniu mais de 100 docentes de todo país. O presidente do SJSP, José Augusto Camargo (Guto), que também foi convidado para compor a mesa, mas por motivos particulares não pode comparecer, foi representado pela diretora da FENAJ, Valci Zuculoto.
A diretora da FENAJ, que também é professora da Universidade Federal de Santa Catarina, falou sobre o item do estágio obrigatório. O SJSP aproveitou a ocasião para distribuir a última edição do Jornal Unidade que teve o tema como reportagem das páginas centrais. O material, que serviu com fonte de subsídio para os participantes, traz entrevista com dois especialistas no assunto além de Zuculoto, que são os professores da USP, Dennis de Oliveira e Roseli Fígaro.
“O debate na melhoria da qualidade da nossa formação profissional superior específica na novas diretrizes precisa ser adequado aos projetos curriculares de estágio de cada curso do Programa Nacional de Estágio Acadêmico da FENAJ e Sindicatos, revisado e aprovado no Congresso Nacional dos Jornalistas de 2008″, lembrou Valci.
O Fórum ocorreu em 3 blocos. No primeiro, representantes de entidades do campo do Jornalismo apresentaram suas expectativas com as novas DCNs do curso de graduação em Jornalismo. Após, foi a vez dos membros da Comissão de Especialistas do MEC e o professor Reynaldo Fernandes, relator do parecer CNE/CES 39/2013 – sobre as DCNs do Curso de Jornalismo. Ele é promovido pela Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom), Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP, Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ), Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).