Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Fenaj e SJSP lamentam a morte de Ricardo Carvalho

Fenaj e SJSP lamentam a morte de Ricardo Carvalho

A  Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) lamentam profundamente a morte do jornalista, escritor e documentarista Ricardo Carvalho, 73, ocorrido neste domingo.

Ricardo Carvalho era jornalista especializado em Direitos Humanos e em assuntos de Meio Ambiente. Sindicalizou-se em 1977. Representante da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em São Paulo, era também conselheiro do Instituto Vladimir Herzog.

Com sua morte, o jornalismo e os jornalistas perdem um entusiasta da profissão, que se dizia um repórter e um jornalista que escrevia, não um escritor. Sua ação permanente em defesa dos direitos humanos, da democracia e da liberdade nos fará muita falta.

Sua história está registrada, sobretudo, na trajetória de sua carreira profissional. Ricardo foi repórter da “Folha de S.Paulo”, do “Jornal da República” e da “IstoÉ”. Foi também diretor de jornalismo da TV Cultura, editor-chefe do Bom Dia SP e do Globo Repórter e colunista da TV Gazeta. Teve vários trabalhos premiados, e tinha especial orgulho de ter ganho o Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos.

Em 1985, fundou a produtora Argumento, pela qual dirigiu documentários como “Impressões do Brasil, a imprensa brasileira através dos tempos”, “História da Indústria no Brasil”, “Coragem, as muitas vidas do cardeal dom Paulo Evaristo Arns”.

Ricardo Carvalho presente!

São Paulo, 20 de junho de 2021
Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas
SJSP – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo