Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

FENAJ e Sindicatos cumprem agendas em Brasília para defesa dos interesses da categoria

FENAJ e Sindicatos cumprem agendas em Brasília para defesa dos interesses da categoria

Dirigentes da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e de 16 Sindicatos de Jornalistas filiados estarão em Brasília, de 18 a 20 de abril, para uma série de audiências com representantes dos poderes Executivo e Legislativo, onde apresentarão as pautas prioritárias da categoria.

A mobilização marca as ações alusivas ao mês das e dos jornalistas, que lutam pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 206/2012, conhecida como PEC do Diploma, pela atualização da regulamentação profissional, pela criação do Fundo Nacional de Apoio e Fomento ao Jornalismo, entre outras medidas, tendo como objetivo a reconstrução dos direitos da categoria.

No dia 18, os dirigentes sindicais se reúnem com os líderes partidários da Câmara dos Deputados, em encontro coordenado pelo líder do governo na Casa, o deputado federal José Nobre Guimarães (PT/CE). Na oportunidade, os sindicatos e a FENAJ solicitarão a retomada da tramitação da PEC e o voto favorável das bancadas partidárias à matéria.

A agenda, que está sendo chamada de “Ocupa Brasília”, prossegue até o dia 20 e prevê encontros com deputados coordenadores de bancadas de praticamente todas as regiões do país, com a Secretaria de Relações Institucionais do Governo Lula, com o Ministério do Trabalho e com a Advocacia Geral da União.

“Levaremos nossas demandas que são pautadas na defesa central do Jornalismo como pilar da democracia”, afirma a presidenta da FENAJ, Samira de Castro. “É preciso devolver a esta categoria profissional um conjunto basilar de direitos que, ao ser retirado, fragilizou a produção de informações de interesse público e atingiu em cheio a sociedade, com o crescimento da disseminação de fake news, de discursos de ódio e de ataques às instituições democráticas”, acrescenta.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo