Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Fenaj e Fundacentro lançam pesquisa nacional sobre saúde mental dos/das jornalistas

Redação - SJSP

No dia 9 de abril de 2024, a partir das 14h, na sede da Fundacentro, em São Paulo, será realizada a apresentação da Pesquisa nacional sobre condições de saúde mental dos/das jornalistas, projeto desenvolvido pela instituição e pela Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas com o apoio do Ministério Público do Trabalho.

A proposta é identificar, por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa, os impactos da pandemia de Covid-19 e dos novos arranjos laborais, aprofundados a partir da reforma trabalhista de 2017. De 2019 a 2022, ataques diretos à categoria foram feitos pelo governo Bolsonaro, em especial às mulheres e aos que trabalham para grandes empresas de comunicação, jornais, TV e portais, ações que, certamente, trouxeram consequências à saúde mental das e dos jornalistas no país.

O termo saúde mental aqui é compreendido como um conjunto de fatores que contribuem para o bem-estar geral do ser humano e seu equilíbrio físico e emocional. A ausência ou limitação dessas condições tende a causar sofrimento mental, que acarreta consequências tanto no desempenho profissional como nos diversos aspectos da vida social e privada, com reflexos psicossociais.

Com esse projeto, a Fenaj e seus sindicatos, em conjunto com a Fundacentro, querem identificar tais impactos, o que deverá contribuir para auxiliar pesquisas paralelas que já ocorrem no campo da saúde mental e do trabalho. Os resultados ajudarão a formular políticas sindicais e negociação com as entidades patronais, visando à melhoria das condições gerais e subjetivas do trabalho. Pretende-se incentivar a criação de novas leis que protejam o trabalho do assédio e da pressão, com consequente manifestação da melhora da saúde mental coletiva.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

14 horas | Mesa de abertura
Pedro Tourinho – presidente da Fundacentro
Paulo Zocchi – vice-presidente da Fenaj
Juliana Mombelli – procuradora do MPT (Ministério Público do Trabalho) e membra do Codemat Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho).

14h30 | Debate sobre a saúde mental e condições de trabalho no Brasil
José Roberto Heloani – professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, na área de Gestão, Saúde e Subjetividade.
Cristiane Reimberg – jornalista da Fundacentro com pesquisas sobre saúde mental e trabalho do jornalista.
Cynthia S. Lopes – procuradora do MPT e membra do Codemat.
Norian Segatto – Secretário de Saúde da Fenaj.

15h30 | Apresentação do projeto de pesquisa
Marcelo Kimati – assessor da presidência da Fundacentro, com atuação nas áreas de saúde mental e trabalho, economia solidária e organização de sistemas de saúde pública.

16h | Coletiva de imprensa

16h30 | Considerações finais

O evento também será transmitido no canal do YouTube da Fundacentro.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo