Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Fenaj e Associação de Jornalistas Chineses têm acordo de cooperação

FENAJ e Associação de Jornalistas Chineses celebram acordo de cooperação

Foto: Arquivo FENAJA Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e a Associação de Jornalistas de Toda a China (AJTC) assinaram na segunda-feira (2) um acordo de cooperação que prevê intercâmbio de informações e ações conjuntas das duas entidades, além da recepção recíproca de jornalistas dos dois países. O acordo de cooperação foi assinado pela presidenta da FENAJ, Maria José Braga, e pelo secretário-executivo da AJTC, Sr. Zhang Baixin.

O secretário-executivo da AJTC está chefiando uma missão de jornalistas chineses ao Brasil e uma das prioridades da missão foi a aproximação da entidade chinesa com a FENAJ. A comitiva visitou a sede da FENAJ em Brasília, sendo recebida pela presidenta e pelos dirigentes Antônio Paulo Santos e José Carlos Torves. Também estava presente o dirigente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás, Cláudio Curado.

Durante o encontro, os dirigentes trocaram informações sobre o Jornalismo e a organização dos jornalistas nos dois países.  Sr. Zhang Baixin informou que a China tem cerca de 231 mil jornalistas portadores de cartões de imprensa e que está crescendo o mercado de trabalho para a produção jornalística destinada às plataformas digitais.

Maria José informou que, ao contrário da China, no Brasil a produção jornalística é majoritamente feita por empresas privadas e que, nos últimos cinco anos, houve fechamento de muitos jornais e revistas impressos, com a consequente demissão em massa de jornalistas. Explicou também os jornalistas e demais trabalhadores brasileiros estão sofrendo as consequências da contra-reforma trabalhista, que retirou direitos da classe trabalhadora.

Os dois dirigentes afirmaram a intenção de trabalhar para a consolidação da cooperação entre suas entidades e a importância da parceria para os jornalistas de ambos os países. Também ressaltaram a aproximação entre Brasil e China como estratégica para o desenvolvimento dos dois países.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo