Acontece neste sábado (13) o Encontro Municipal do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) de São Paulo, na Biblioteca Mário de Andrade, das 10h às 16h.
Desde 2012, pessoas atuantes nas áreas da leitura, da literatura e do livro vêm discutindo uma política para o setor e a consequente necessidade de um plano municipal. Em abril de 2014, uma portaria intersecretarial publicada no Diário Oficial do Município constituiu o Grupo de Trabalho (GT) para elaborar o PMLLLB.
Participam do GT do PMLLLB: Secretaria Municipal de Cultura; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Direitos Humanos; Secretaria do Governo Municipal; Grupo de Discussão (GD) do Plano Municipal do Livro e Leitura (PMLL); LiteraSampa; BibliASPA: Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Fórum Mudar São Paulo; Senac; Sesc; Articulação dos Saraus Periféricos; representantes da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal; Entidades de escritores; Entidades representantes de editores e livreiros; representantes dos direitos da pessoa com deficiência; representantes de bibliotecas comunitárias.
Seus principais objetivos são: estabelecer políticas públicas claras para o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas e garantir recursos para sua implementação;assegurar o acesso aos livros e a inclusão de todos; promover a integração entre escolas, bibliotecas e outros espaços; debater e promover a formação de mediadores e a bibliodiversidade; desenvolver e apoiar ações de literatura; incentivar escritores, editores e livreiros.
Já foram realizados mais de 30 debates setoriais, envolvendo os diversos segmentos do livro, da leitura e da literatura da cidade de São Paulo, e muitas demandas vieram desses debates, com reivindicações, propostas e sugestões para a composição do Plano.
O GT fez a sistematização dessas demandas e elaborou um documento base, tendo como referência os cinco eixos do PMLLLB de São Paulo:
• Democratização do acesso;
• Fomento à leitura e à formação de mediadores;
• Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico;
• Desenvolvimento da economia do livro;
• Literatura.
Saiba mais sobre o Plano, acesse o Documento base do PMLLLB de São Paulo