Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Encontro do Plano Municipal do Livro acontece sábado (13)

Encontro do Plano Municipal do Livro acontece sábado (13)


 

convite_encontro-municipal-do-pmllb

 

Acontece neste sábado (13) o Encontro Municipal do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) de São Paulo, na Biblioteca Mário de Andrade, das 10h às 16h.

Desde 2012, pessoas atuantes nas áreas da leitura, da literatura e do livro vêm discutindo uma política para o setor e a consequente necessidade de um plano municipal. Em abril de 2014, uma portaria intersecretarial publicada no Diário Oficial do Município constituiu o Grupo de Trabalho (GT) para elaborar o PMLLLB.

Participam do GT do PMLLLB:  Secretaria Municipal de Cultura; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Direitos Humanos; Secretaria do Governo Municipal;  Grupo de Discussão (GD) do Plano Municipal do Livro e Leitura (PMLL); LiteraSampa; BibliASPA: Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes;  Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo;  Fórum Mudar São Paulo; Senac;  Sesc; Articulação dos Saraus Periféricos;  representantes da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal;  Entidades de escritores;  Entidades representantes de editores e livreiros;  representantes dos direitos da pessoa com deficiência;  representantes de bibliotecas comunitárias.

Seus principais objetivos são: estabelecer políticas públicas claras para o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas e garantir recursos para sua implementação;assegurar o acesso aos livros e a inclusão de todos; promover a integração entre escolas, bibliotecas e outros espaços; debater e promover a formação de mediadores e a bibliodiversidade; desenvolver e apoiar ações de literatura; incentivar escritores, editores e livreiros.

Já foram realizados mais de 30 debates setoriais, envolvendo os diversos segmentos do livro, da leitura e da literatura da cidade de São Paulo, e muitas demandas vieram desses debates, com reivindicações, propostas e sugestões para a composição do Plano.

O GT fez a sistematização dessas demandas e elaborou um documento base, tendo como referência os cinco eixos do PMLLLB de São Paulo:

 

• Democratização do acesso;

• Fomento à leitura e à formação de mediadores;

• Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico;

• Desenvolvimento da economia do livro;

• Literatura.


Saiba mais sobre o Plano, acesse o Documento base do PMLLLB de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo