Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Em resposta ao SJSP, Instituto Nacional de Energia Limpa se posiciona sobre cerceamento a jornalistas

Em resposta ao SJSP, Instituto Nacional de Energia Limpa se posiciona sobre cerceamento a jornalistas

Nesta quinta-feira (20), o Instituto Nacional de Energia Limpa (Inel) enviou seu posicionamento ao Sindicato dos Jornalistas a respeito da nota em que repudiamos a atuação de empresários do setor de energia solar que tem atuado de maneira sistemática para constranger e pressionar jornalistas que cobrem o tema.

A nota do SJSP, publicada na última sexta-feira (14), relata a pressão sofrida pelos profissionais de imprensa por conta de um projeto de lei (PL 5829/19) que está próximo de ser votado na Câmara dos Deputados e institui um marco legal para a gestão de energia solar. Segundo os jornalistas que cobrem o setor, alguns empresários não aceitam a divulgação de notícias que tratam do questionamento ao subsídio concedido para o setor e que é cobrado via conta de luz dos consumidores.

Leia abaixo a nota da Inel:

NOTA DE POSICIONAMENTO – INEL (INSTITUTO NACIONAL DE ENERGIA LIMPA)

O INEL (Instituto Nacional de Energia Limpa) vem à público se posicionar sobre a nota veiculada pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo: 'Empresários de energia solar intimidam e tentam cercear jornalistas que cobrem o setor'. O Instituto informa que, em nenhum momento, a diretoria do INEL orientou empresários do setor de energia solar para atuarem de maneira sistemática para constranger e pressionar jornalistas que realizam a cobertura do tema. O Instituto repudia veementemente qualquer ação desta natureza, que venha a censurar ou impedir o trabalho da imprensa.

O Instituto defende a liberdade de imprensa como artigo fundamental para a democracia brasileira e está aberto para dialogar com todos os veículos de comunicação de forma franca e técnica, sobre a regulação do setor, que tramita no Congresso Nacional por meio do projeto de lei (PL 5829/19) que institui o marco regulatório da energia solar.

Pedimos desculpas por qualquer mal-entendido e destacamos que, a partir desta semana, contamos com uma assessoria de imprensa profissional, contratada para cuidar da sua área de comunicação e intensificar, da melhor maneira possível, o relacionamento com a mídia.

HEBER GALARCE – PRESIDENTE DO INEL – INSTITUTO NACIONAL DE ENERGIA LIMPA

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo