Em plebiscito realizado no dia 21 de outubro, os trabalhadores do jornal A Tribuna de Santos, optaram por maioria absoluta pela volta do antigo sistema de gerenciamento do plano de saúde. No total participaram 218 pessoas, entre jornalistas, administrativos e gráficos, sendo que 192 (88%) votaram pelo NÃO e 26 (12%) para a continuidade do plano atual implantado pela empresa.
É importante lembrar que a Justiça do Trabalho determinou que a Tribuna retorne ao sistema anterior, no qual cada trabalhador e dependentes contribuíam mensalmente. No plano adotado pela empresa, há pouco mais de seis meses, os trabalhadores pagavam na medida em que utilizam os serviços.
Para o secretário do Interior, Litoral e Grande São Paulo do Sindicato dos Jornalistas, José Eduardo, a vitória só foi possível devido à participação dos profissionais junto aos seus sindicatos.
“Os trabalhadores unidos às suas entidades de classe reafirmaram a determinação da Justiça do Trabalho e votaram pelo retorno ao sistema antigo do plano de saúde. Foi, sem sombra de dúvidas, uma importante vitória da ação dos sindicatos, que com seu Departamento Jurídico conseguiram dar um basta à intransigência patronal. Também podemos afirmar que essa vitória não é só dos trabalhadores da Tribuna de Santos, mas um exemplo de ação entre sindicatos, que serve para toda a classe trabalhadora e, claro um alerta para o patronato de que antes de mexer com questões que digam respeito aos direitos dos trabalhadores consultem os sindicatos, para não terem de responder uma ação na Justiça”.