Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Em palestra no SJSP, Celso Amorim fala sobre a projeção do Brasil no cenário internacional

Em palestra no SJSP, Celso Amorim fala sobre a projeção do Brasil no cenário internacional


amorim1

O ex-chanceler Celso Amorim lançou seu novo livro – Teerã, Ramalá e Doha: memórias da política externa ativa e altiva na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) na noite desta quinta-feira (27).

Amorim falou sobre os momentos marcantes da diplomacia brasileira e da projeção do país no cenário internacional. Abordou ainda a questão ‘A mídia e o papel do Brasil no mundo’. A palestra foi transmitida ao vivo pela TVT e foi assistida por mais de 12 mil expectadores.

A mesa do evento, organizado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, foi composta pelo dirigente do SJSP, José Augusto Camargo (Guto), a presidente do Conselho da Paz Mundial, Socorro Gomes e Renata Miele (do Barão).

O Livro: Capital do Irã, a cidade de Teerã remonta à viagem de Lula, Amorim e outros diplomatas, ao lado de líderes turcos, para uma tentativa de acordo na questão nuclear, solicitada pelo recentemente eleito presidente estadunidense Barack Obama. Com a ausência dele, vetado por ‘motivos misteriosos’, como aponta Vannuchi, Lula ficou sem sustentação e a imprensa brasileira tratou o episódio como um grande ‘mico’. Entretanto, a reaproximação entre Irã e Estados Unidos acontece justamente a partir dos termos de acordo firmados pelos representantes brasileiros. Ramalá, embora pequena, remete à virtual capital do território palestino, distando a apenas 15km de Jerusalém. Doha, por fim, faz referência à tentativa de uma negociação global, na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Teerã, Ramalá e Doha: memórias da política externa ativa e altiva é o terceiro livro sobre a passagem de Amorim pelo Itamaraty. Os outros são Conversas com jovens diplomatas e Breves narrativas diplomáticas, lançados anteriormente pela mesma editora.

 

Foto Douglas Mansur

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo