A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) participou por meio da secretária de Formação e Ação Sindical, Evany Sessa (funcionária da TV Cultura) e da secretária de Sindicalização Ana Flávia Marx (que mediou o debate) da audiência pública que debateu a democratização da TV Cultura. A atividade ocorreu no último dia 22 de outubro, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e foi presidida pela deputada Beth Sahão (PT). A iniciativa da deputada faz parte do “Movimento Queremos a TV Cultura Viva”, da qual o SJSP também é atuante.
Durante o encontro, os sindicatos dos jornalistas e radialistas discutiram a democratização da cultura no Estado e o repasse de verbas para emissora pública. O Sindicato em conjunto com os radialistas é parceiro do Movimento Queremos a TV Cultura Viva e já realizou manifestações em frente à emissora para defendê-la contra o desmonte realizado pelo governo do Estado e contra a decisão de não reajustar os salários dos trabalhadores conforme acordo coletivo da categoria.
“O grande problema é a falta de qualquer projeto de comunicação pública para o Estado de São Paulo, a RTV Cultura é o exemplo disso. Além da perda de centenas de empregos sua gestão desrespeita os profissionais sem cumprir o acordo da categoria. Isso sem falar, no fim de um projeto de comunicação democrática que acabou com vários programas referenciais como o ‘viola minha viola’”, avalia Evany Sessa.
Desrespeito
A justificativa da Fundação Padre Anchieta para não reajustar salários é que o Conselho de Defesa dos Capitais do Estado (Codec), órgão da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, vetou o reajuste sob a alegação de que o governo estadual está com problemas financeiros.
Também participaram Leci Brandão (PCdoB), Jorge Damião, diretor de relações institucionais da TV Cultura, Veridiana Alimonti, advogada e pesquisadora do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), e Nico Prado (ex-funcionário da TV Cultura).
Foto Alesp
Leia também:
SJSP participa de audiência pública sobre a TV Cultura