Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Em audiência, jornalistas defendem a democratização da TV Cultura

Em audiência, jornalistas defendem a democratização da TV Cultura


tv

A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) participou por meio da secretária de Formação e Ação Sindical, Evany Sessa (funcionária da TV Cultura) e da secretária de Sindicalização Ana Flávia Marx (que mediou o debate) da audiência pública que debateu a democratização da TV Cultura. A atividade ocorreu no último dia 22 de outubro, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e foi presidida pela deputada Beth Sahão (PT).  A iniciativa da deputada faz parte do “Movimento Queremos a TV Cultura Viva”, da qual o SJSP também é atuante.   
Durante o encontro, os sindicatos dos jornalistas e radialistas discutiram a democratização da cultura no Estado e o repasse de verbas para emissora pública. O Sindicato em conjunto com os radialistas é parceiro do Movimento Queremos a TV Cultura Viva e já realizou manifestações em frente à emissora para defendê-la contra o desmonte realizado pelo governo do Estado e contra a decisão de não reajustar os salários dos trabalhadores conforme acordo coletivo da categoria.

“O grande problema é a falta de qualquer projeto de comunicação pública para o Estado de São Paulo, a RTV Cultura é o exemplo disso. Além da perda de centenas de empregos sua gestão desrespeita os profissionais sem cumprir o acordo da categoria. Isso sem falar, no fim de um projeto de comunicação democrática que acabou com vários programas referenciais como o ‘viola minha viola’”, avalia Evany Sessa.

 

Desrespeito

A justificativa da Fundação Padre Anchieta para não reajustar salários é que o Conselho de Defesa dos Capitais do Estado (Codec), órgão da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, vetou o reajuste sob a alegação de que o governo estadual está com problemas financeiros.

Também participaram Leci Brandão (PCdoB), Jorge Damião, diretor de relações institucionais da TV Cultura, Veridiana Alimonti, advogada e pesquisadora do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), e Nico Prado (ex-funcionário da TV Cultura).

 

Foto Alesp

 

Leia também:

SJSP participa de audiência pública sobre a TV Cultura

 

 

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo