Em ato, sindicalistas do ABCD defendem a Petrobrás

Em ato, sindicalistas do ABCD defendem a Petrobrás


 

sindicato maua

 

O evento  “Em defesa da Petrobrás” foi realizado ontem (22), na cidade de Mauá (SP) e  reuniu trabalhadores e  as principais lideranças sindicais do ABCD  (metalúrgicos, bancários, trabalhadores em empresas de minérios, jornalistas, entre outros), ligados à CUT e Força Sindical.  A Federação Única dos Petroleiros esteve presente neste ato comandado pelo Sindicato Unificado dos  Petroleiros do Estado de São Paulo sub sede de Mauá. Também participaram diversos movimentos sociais, entre eles : Grupo Tortura Nunca Mais, Movimento dos Atingidos por barragens, Fórum dos ex presos e perseguidos políticos. Escolas de samba do município animaram o evento. Os oradores  fizeram defesa intransigente da Petrobrás e seus trabalhadores, contra qualquer tentativa de privatização. Lembrou-se que em 1995, o governo de FHC  colocou o Exército nas refinarias para reprimir a reivindicação dos petroleiros por reposição salarial, da mesma forma que fez a ditadura em 1964.

 

Destacaram os recordes de produção no pré-sal e nas refinarias  e manifestaram importância de destinar os royalties advindos da exploração do pré-sal para a educação e saúde.  Vereadores e  políticos de Mauá e região também participaram, entre eles, o ex-prefeito do município, Oswaldo Dias. O objetivo do Ato foi resgatar a dignidade dos petroleiros, ofendida durante a campanha presidencial da oposição e alertar contra qualquer tentativa de  privatizar a empresa  o que seria considerado um desse serviço à Nação e ao povo brasileiro. A Regional ABCD do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) esteve presente através da dirigente Vilma Amaro. O evento  teve cobertura da imprensa da região do ABC.

 

Foto: Rodrigo Pinto/ABDC Maior

veja também

relacionadas

mais lidas