Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Eleição da ARFOC/SP é no dia 5 de maio; conheça as propostas

Eleição da ARFOC/SP é no dia 5 de maio; conheça as propostas


arfoclogo

 

Podem votar associados em dia com a Associação

As eleições para a renovação da diretoria da ARFOC-SP acontecem na próxima segunda-feira (05). Votarão os eleitores que estiverem com a anuidade quitada. Os associados de Guarulhos, Grande ABC e Interior do Estado votarão por correspondência, cuja cédula será remetida ao endereço cadastrado na entidade. Estes votos serão válidos se forem recebidos até 5 de maio. Os demais eleitores votarão na sede (rua Rego Freitas, 530 – sobreloja), entre 9 e 21 horas.

Para os associados que atuarem nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, na Capital, será facultado o acesso a urna volante, que ficará nos estabelecimentos nos seguintes horários: Folha (das 10 às 12h30 horas) e Estadão (das 13 às 16 horas). A apuração e o resultado serão divulgados após o fechamento das urnas.

A Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo (ARFOC-SP) tem 1.500 associados e terá uma das eleições mais disputadas dos últimos tempos, já que, ao contrário de anos anteriores, quando a entidade teve disputas em chapa única, duas chapas concorrem às eleições em 2014: a Chapa 1 – União, encabeçada por Paulo Whitaker  e a Chapa 2 – Ação, com Rubens Chiri como candidato à presidência.


Debate

Na noite da última segunda-feira (28), os repórteres fotográficos participaram de um debate entre os dois candidatos à presidência da ARFOC-SP.

 Candidato à presidência pela Chapa 1 – União, Paulo Whitaker declarou que a chapa 1 está mobilizada para combater a precarização da profissão. “Os repórteres fotográficos independentes são uma realidade nesses novos tempos. Queremos resgatar esse profissional para a associação”. Para ele, “o Sindicato dos Jornalistas legitima associação. A ARFOC-SP já tem algumas parcerias com o sindicato, mas queremos ampliar esta possibilidade. Afinal, somos todos jornalistas”.

Para Chiri, candidato pela Chapa 2 – Ação, o Sindicato, a Fenaj e todas as organizações trabalhistas são muito importantes para a ARfOC-SP, que tem um grande limite como associação. “Temos que ser a porta de entrada do Sindicato. As reivindicações que não dizem respeito à Arfoc, que dizem respeito à categoria e que precisa de uma atuação um pouco mais enérgica, aí precisamos trabalhar em conjunto com o Sindicato. Não dá para pensar numa Arfoc trabalhando distante e descolado do Sindicato.”

Estas são as Chapas que disputam a ARFOC-SP

A Chapa 1 – União

 
Paulo Whitaker, Presidente; Jonne Roriz, Vice-Presidente;  Moacyr Lopes Junior, Secretário Geral, Armando Favaro,Tesoureiro; Andre Penner, Diretor de Comunicação; Thiago Teixeira, Diretor de Marketing e Cultural; Alex Silva, Jose Patricio e Julia Chequer, Diretoria de Credenciamento e Direito Autoral; Marlene Bergamo, Edson Lopes e Chico Ferreira, Conselho Fiscal; Fernando Donasci, Fernanda  Luz, Danilo Verpa, Mauricio Maranhão e Ari Ferreira como suplentes

 

A Chapa 2 – Ação 

Rubens Chiri, Presidente, José Luis da Conceição, Vice-Presidente; Erivam Moraes de Oliveira, Secretário-Geral; Douglas Mansur, Tesoureiro; Gustavo Scatena, Diretor de Comunicação; Nilton Fukuda, Diretor de Marketing e Cultural; Sérgio Barzagh, Leonardo Soares e Levi Bianco, Diretoria de Credenciamento e Direito Autoral; Miguel Schincariol, Eugenio Goulart e Rogério Lorenzoni, Conselho Fiscal; João Rangel, Helvio Romero, Ricardo Lima, Apu Gomes e Orlando da Silva Filho, como suplentes.

 

 

As propostas da chapa 1 – União

 

1  – Canal de comunicacao através do site com orientacao juridica

2 – Transparencia contabil com publicacao mensal de planilhas

3 – Apoio ao PL de aposentadoria especial pra jornalistas de imagem

4 – Discutir a inclusao dos profissionais independentes  no quadro de associados

5 – Lutar por uma sede propria e aparelhada tecnologicamente

6 – Ciclo de palestras diversificadas

7  – Resgatar a presença do associado

8  – Valorizar a identidade profissional

9  – Melhorar os convênios e criar novas parceirias

10 – Contra a precdarizacao da profissao

11 – Profissionalizar o site

12  – Defender um seguro de vida em grupo e apoio à renda protegida

 

As propostas da Chapa 2 – Ação

1 – Administrar a ARFOC-SP de maneira dinâmica, eficiente, ética e transparente e a partir daí fazer com que o associado participe mais da vida e das decisões da ARFOC-SP, crescendo de maneira orgânica e fortalecida.

2- Fazer campanha recadastramento dos associados.

3 -Integrar os profissionais do interior, oferecendo possibilidades concretas de participação em todos os sentidos.

4- Realizar Campanhas de Valorização da Profissão, cobrar uma atuação mais efetiva de Comissão de Ética, observar a atuação da Corfep (Comissão de Registro de Fiscalização do Exercício Profissional) junto ao Sindicato.

5 – O site, que é o nosso principal canal de comunicação, terá atualizações semanais.

6 – Banco de freelas – vamos retomar a política de banco de freelas dando visibilidade aos nossos associados interessados e direcionando todo e qualquer pedido de contração de profissionais para essa área do site.

7 – Boletins semanais – retomaremos e o envio de boletins semanais, que há mais de ano não são enviados.

8 – As Redes sociais serão utilizadas também como canais de informação e interação da entidade. Por meio do Facebook, Twiter e o que mais vier, vamos replicar nossos conteúdos bem como conversar com nossos associados. Além disso, sua utilização é uma ferramenta para ganharmos relevância perante a sociedade.

9 – Credenciamentos e direitos autorais – vamos elaborar planos de trabalhos para atuar junto aos organizadores dos grandes eventos esportivos e culturais. Anualmente organizaremos obrigatoriamente encontro para tratar da questão do Direito Autoral.

10 – O projeto de exposição anual será mantido e quem sabe ampliado. Mas daremos um tratamento mais organizado, tentando envolver o maior número de profissionais ligados à ARFOC-SP.

11 – Elaboraremos algumas exposições temáticas, de acordo com a pertinência e as possibilidades financeiras e parcerias. Por exemplo, este ano perdemos a possibilidade de produzir uma mostra com fotos dos “Anos de Chumbo”, com fotos de fotojornalistas que vivenciaram aquele momento e fizeram registros históricos. A ARFOC-SP deve estar antenada e capitanear importantes ações como essa.

12- Buscar patrocínios e parcerias para novas ações culturais, a partir de projetos capazes de atrair as empresas, mas de maneira ética e responsável.

13 – Projeto que existe há mais de 10 anos será retomado de acordo a proposta pensada na sua concepção. Ou seja, além de bate-papos com alguns profissionais, serão intercaladas palestras técnicas, visando contribuir com o aperfeiçoamento profissional dos associados.

14- Organizar eventos socioculturais e esportivos como festas, torneios entre outros para aumentar a integração entre os profissionais e seus familiares.

15 – Conceberemos um calendário com as principais datas referentes à profissão, como dia do Repórter Fotográfico, Dia do Jornalista, Dia da Fotografia entre outros, e de acordo com as possibilidades, criar comemorações ou, ao menos, destinar o dia para fomentar reflexões sobre a profissão.

16- Conjuntamente com o departamento de Comunicação Social, vamos organizar nosso acervo dos mais de 10 anos de FotoRetrospectivas e se possível, deixar o material disponível no site dando sobrevida às fotos e criando um legado para o fotojornalismo.

 

 


 



veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo