Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Editora Três chama polícia e Sindicato remarca assembleia de trabalhadores

Editora Três chama polícia e Sindicato remarca assembleia de trabalhadores

A assembleia com jornalistas e trabalhadores administrativos da Editora Três, marcada para acontecer na tarde desta quarta-feira (6) na calçada em frente à empresa, contou com a presença da polícia. A base comunitária estava parada em frente à porta de entrada da editora. Os trabalhadores amargam quatro meses de atraso nos salários.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e funcionário da editora Alan Rodrigues, a presença da base comunitária em frente ao prédio em que trabalha é incomum. Em uma postura abertamente antissindical, a editora usou mão de diferentes formas de pressão para impedir a participação dos trabalhadores.

A assembleia tinha como objetivo abrir a discussão sobre a oportunidade de os trabalhadores e trabalhadoras decretarem estado de greve diante do atraso de pagamentos. A pressão sofrida pela empresa frente à mobilização dos trabalhadores fez a editora pagar parte dos salários atrasados. No entanto, a empresa ameaçou os jornalistas de demissão caso comparecessem à assembleia e dispensou os administrativos do trabalho três horas antes da assembleia para que eles não estivessem no local.

Em discussão com a categoria, o Sindicato dos Jornalistas adiou a realização da assembleia para 19 de novembro, às 13h, no Largo da Lapa, ao lado da empresa.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo