Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

EBC oferece reajuste de apenas 5%

EBC oferece reajuste de apenas 5%


Empresa ainda quer retirar 12 pontos do Acordo Coletivo


A audiência de conciliação pré-processual ocorrida nesta quarta-feira (30), no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, entre os sindicatos e a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), ocorreu em um clima difícil. A direção da empresa está propondo a retirada de 12 pontos dos 75 existentes no Acordo Coletivo e a tenta “esterilizar” outros 16 pontos ao subordinar os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras às normas internas da empresa. A EBC ainda busca impor um arrocho aos profissionais, ao estabelecer um reajuste de 5% nos salários e nas cláusulas econômicas.

 

Os dirigentes sindicais defenderam a renovação do Acordo Coletivo sem a retirada de direitos, a correção dos salários e das cláusulas econômicas pela inflação do período, de 7,87% (IPCA), e a negociação de três outros pontos: a fixação de um prazo para a implantação do Programa de Participação Complementar nos Resultados (PCR), adoção das cláusulas de horas extras e de direito de consciência. A audiência foi presidida pelo vice-presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira.

Na reunião, Paulo Zocchi, presidente do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo (SJSP), defendeu o Acordo Coletivo e os sindicatos como os verdadeiros representantes da categoria, e não como intervenientes como quer a EBC, que afirma que só negocia com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicações e Publicidade (Contcop) na mesa. “O Acordo Coletivo é um instrumento construído ao longo dos anos e não pode ser alterado desta forma”, afirmou.

Com o impasse entre as partes, o ministro anunciou que vai preparar uma proposta de Acordo Coletivo e submeter à EBC e aos trabalhadores até, no máximo, a próxima quarta-feira, 7 de dezembro. Uma assembleia de trabalhadores está marcada para esta sexta-feira (2), às 13h, para análise da reunião e as perspectivas da campanha em curso.

 

Escrito por: Redação – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo