Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

EBC: entidades negociam condições de trabalho após enchente em São Paulo

EBC: entidades negociam condições de trabalho após enchente em São Paulo

Para assegurar condições de trabalho similares às garantidas no Acordo Coletivo de Trabalho, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), em conjunto com a Comissão de Empregados da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), reuniram-se com o diretor de administração e finanças da EBC, Márcio Kazuaki Fusissava, nesta terça-feira (11) para tratar da autorização do teletrabalho expedida pela empresa na última segunda-feira (10).

Em caráter excepcional e temporário, a determinação de realização do teletrabalho na EBC aconteceu por meio da Deliberação n°5/2020. O documento estabelece o teletrabalho conforme o artigo 75-A e subsequentes da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) devido à forte chuva que assolou São Paulo e inundou as instalações da empresa, localizada na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo. (Leia o documento aqui)

Entendendo o caráter emergencial da medida, o SJSP visa garantir e preservar a jornada habitual dos jornalistas que venham a exercer o teletrabalho, bem como condições de trabalho com o fornecimento dos equipamentos necessários e a garantia de segurança na execução das pautas. O Sindicato apura ainda quantos jornalistas serão atingidos pela medida, mas repórteres e cinegrafistas não serão abrangidos pela decisão.

De acordo com o diretor do SJSP que participou da reunião, Eduardo Viné Boldt, a empresa foi receptiva ao pleito dos jornalistas e reforçou que a situação da Praça de São Paulo da EBC é grave devido às perdas com as chuvas. O diretor se comprometeu em regulamentar e definir limites ao teletrabalho para que os direitos sejam protegidos. A empresa também afirma estar comprometida com a reconstrução da praça de São Paulo para que os empregados possam voltar a trabalhar com condições adequadas no local.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo