Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

EBC bajula primeira-dama enquanto corta direitos de deficientes

EBC bajula primeira-dama enquanto corta direitos de deficientes

Neste 03 de dezembro, Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência, a TV Brasil transmitiu o 1º prêmio de Acessibilidade. A mesma empresa (e governo) que cortou o auxílio a pessoas com deficiência no meio das negociações do Acordo Coletivo da EBC.

A questão da EBC com os raros e PCDS deve ir além do ACT. Precisamos dar espaço e condições desses funcionários trabalharem com qualidade e poderem crescer na empresa, termos linguagem inclusiva, ter acessibilidade e tradução em libras não só na nossa Tela, mas também nas reuniões com funcionários surdos.

Lembramos ainda que uma empresa pública de comunicação tem responsabilidade social com o conteúdo que produz. E por isso queremos dizer que é importante dar espaço para PCDs para além da transmissão das Paralimpíadas, que é sem dúvida algo muito importante.

Temos na casa Fernanda Honorato, a primeira repórter com síndrome de Down do país. Temos a Carla Maia, repórter e cadeirante. Somos uma das únicas faixas infantis a ter audiodescrição e até bem pouco tempo atrás possuíamos o jornal Visual, primeiro jornal feito totalmente em Libras no Brasil (que deveria voltar). Temos funcionários interessados e esforçados para fazer uma empresa muito mais inclusiva e acessível. Porque não aproveitar isso?

Lembramos que a EBC está sendo processada pelo Ministério Público do Trabalho por descumprir o percentual mínimo previsto em Lei para contratação de Pessoas com Deficiência. No momento temos apenas 23 funcionários PCDS, o que resulta em um déficit de 69 empregados. E ainda assim a empresa achou por bem cortar o auxílio a pessoa com deficiência desses 23 funcionários.

Neste dia da Pessoa com Deficiência, o pedido dos PCDS da EBC é simples: termos nossos direitos respeitados. Não cortem nosso auxílio de um dia para o outro. Nos ouçam e nos deem condições de fazer o nosso trabalho com excelência, como sempre fizemos.

Coletivo de Raros e PCDs da EBC
Comissão de Empregados

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo